Mato Grosso baterá mais um recorde na agricultura. De acordo com estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a safra de milho deverá chegar a 11 milhões de toneladas, a maior da história. O último relatório, finalizado em fevereiro, mostrou que a área atingiu 2,42 milhões de hectares, 38,4% superior à da safra 2010/11.
A região médio-norte é a que se destaca no estado na produção do grão, e Sorriso continua sendo o maior produtor, com 380 mil hectares plantados. Segundo o produtor rural Márcio Giroletti, ainda é cedo para comemorar. “Aguardamos as chuvas para verificar como as plantas vão florescer. Mas os preços estão bons e estáveis”, comentou.
Conforme o Imea, o mercado se mantém elevado, entre outros fatores, pela quebra da safra do Sul do país. Este fato animou os produtores a aumentar a área planta de milho 2ª safra para suprir a possível ausência do cereal sulista. A antecipação da safra de soja também foi um fator positivo que possibilitou grande parte do plantio dentro do período propício à 2ª safra. O Imea estima que a produtividade deve se manter em 4.449 kg/ha (74,1 sacas/ha).