Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira pelo Jornal Nacional aponta o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança, com 20 pontos percentuais à frente de Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo o levantamento, Lula está com 60% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos), contra 40% do tucano. A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e jornal Folha de S.Paulo. O levantamento ouviu 7.133 eleitores entre os dias 16 e 17 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos para baixo ou para cima, e o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 22427/2006. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no último dia 11, Lula apareceu com 56% dos votos válidos, frente a 44% de Alckmin.
Na totalização de votos, o candidato petista fez 57%, contra 38% do tucano. Brancos e nulos somam 3%, assim como indecisos.
Lula subiu seis pontos percentuais no intervalo de uma semana, enquanto Alckmin caiu dois. Apesar de ter crescido em praticamente todos os segmentos do eleitorado, foi o desempenho de Lula nas regiões Sudeste e Sul o fator mais decisivo para a melhora na pesquisa. As regiões correspondem, respectivamente, a 44% e a 15% de todos os eleitores do Brasil.
Segundo análise do Datafolha, os números indicam que Lula (detentor de 48,61% dos votos válidos no primeiro turno, contra 41,64% de Alckmin) conseguiu no últimos dias mais votos que os 9,49% contabilizados Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT) na etapa inicial do pleito presidencial.