O Brasil homenageia, na próxima sexta-feira (9), pessoas e entidades que se destacaram na defesa, promoção e no enfrentamento e combate às violações dos direitos humanos no País. A cerimônia de entrega da 17ª edição do Prêmio Direitos Humanos ocorre por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado no dia 10 de dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas em 1948.
A mais alta condecoração do governo brasileiro a este tipo de atuação será entregue pela presidenta Dilma Rousseff e pela ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), às 10h, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Os contemplados receberão um certificado assinado pela presidenta e um troféu do artista plástico, João Paulo Sirimarco Batista. O troféu em vidro recortado, é desenhado a partir de personagens que representam as categoria do Prêmio e as temáticas definidas e promovidas pela SDH/PR.
O prêmio busca contemplar a universalidade dos Direitos Humanos em suas diversas frentes. Neste ano, foram incluídas três novas categorias: Centros de Referência em Direitos Humanos, Garantia dos Direitos da População em Situação de Rua e Diversidade Religiosa.
A comissão julgadora da 17ª Edição do Prêmio Direitos Humanos é presidida pela ministra Maria do Rosário da SDH/PR e constituída por personalidades nacionais ou indivíduos com notórios serviços prestados à causa no Brasil.
Conheça as categorias e os ganhadores da edição 2011 do prêmio no site da Secretaria de Direitos Humanos.
Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos