O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira a modificação de vários ministérios e a criação da pasta de Indústrias, que fundirá a de Indústrias Básicas e Mineração com a de Indústrias Intermédias, controlada pelo vice-presidente da área Econômico-Produtiva, Ricardo Menéndez.
Em entrevista por telefone à emissora estatal "VTV", o líder afirmou que decidiu atribuir as atividades de mineração ao Ministério de Energia e Petróleo, que muda sua dominação para Petróleo e Mineração.
Segundo ele, a mudança de denominação da pasta de Petróleo ocorre porque, segundo ele, "(o nome) Energia e Petróleo não se justifica", pois já existe o Ministério de Energia Elétrica.
Chávez anunciou também a promoção do vice-Ministério de Ciência e Tecnologia à categoria de ministério, a cargo do até agora vice-ministro Jorge Arreaza.
"Isso é parte dos ajustes que, de maneira permanente, alguém tem de fazer para buscar mais eficiência e velocidade na transformação do modelo econômico, que é outra das condições indispensáveis para a transição ao socialismo", explicou o presidente.
Ele assinalou que o até agora ministro de Indústrias Básicas e Mineração, José Kahn, voltará ao Banco Central da Venezuela.
F.COM