Com a crescente onda de ataques a banco, o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) realiza um protesto por mais segurança em frente ao Santander do Centro, em frente à Praça Alencastro, em Cuiabá nesta quarta feira a partir das 11 horas. Os bancários protestam contra o desrespeito do banco com os funcionários como metas abusivas e discriminação, e o não cumprimento da Lei dos Biombos.
Segundo o presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva, o Santander é um dos bancos que ainda não instalou a barreira visual que dificulta a ação criminosa, apesar de comemorar lucro de R$5,9 bilhões nos nove primeiros meses de 2011.
“É vergonhoso que os bancos não invistam em segurança. O número de ataques a bancos é crescente e as instituições financeiras ignoram a realidade onde bancários e a população estão reféns do medo. Já são 40 ataques a bancos e nada está sendo feito pelos bancos. Nem mesmo a instalação de biombos foi cumprida pelo Santander”, afirma Arilson.
Diálogo
Com o objetivo de buscar alternativas para combater a insegurança bancária, o Sindicato vem dialogando com o poder público e cobrando ação dos bancos para conter a onda de ataques a bancos e a caixas eletrônicos. O Sindicato já solicitou uma reunião para este mês de novembro com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) para debater ações contra a violência nos banco.
Marcela Brito