A apresentação pública do veículo aéreo não tripulado (Vant) foi realizada em Foz do Iguaçu (PR). A aeronave de observação, em funcionamento desde setembro, é uma ferramenta de inteligência utilizada no combate ao crime organizado e ao tráfico de armas e drogas. A Polícia Federal é a primeira força policial do mundo a adotar o equipamento, antes restrito a forças militares.
O Vant já está em atuação na Tríplice Fronteira, que compreende Brasil, Paraguai e Argentina. Com capacidade de voo de 37 horas, o veículo equipado com câmera diurna e noturna capta imagens a uma altitude de 30 mil pés (cerca de 10km). O Brasil tem 16 mil Km de fronteiras terrestres que abrangem florestas, terras indígenas e pequenos aglomerados urbanos.
A previsão de orçamento, até 2014, é de R$ 600 milhões para quatro ações: tecnologia de ponta, compra de bases aéreas, capacitação e aquisição de centros de controle.
Além de atuar como ferramenta na estratégia de segurança pública do governo federal, o Vant também será utilizado nos grandes eventos que o País sediará, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Fonte:
Ministério da Justiça