Segundo informações da TV Globo, o técnico Carlos Alberto Parreira vai poupar três titulares da partida desta quinta-feira, contra o Japão. Pendurados com cartão amarelo, o lateral-direito Cafu, o volante Émerson e o atacante Ronaldo não jogarão contra o Japão. Cicinho, Gilberto Silva e Robinho entram na equipe.
Juninho Pernambucano, mais uma vez, terá que esperar por uma chance no decorrer da partida. Mesmo pendurado, Parreira escala Robinho, que se receber a punição nesta quinta, estará suspenso do jogo das oitavas-de-final.
Cada vez que dá os passinhos em direção à bola, na hora em que vai cobrar uma falta, Ronaldinho Gaúcho está tentando imitar o seu ídolo, Zico. “Ele me inspirou muitas vezes”, admite o atual camisa 10 da Seleção, herdeiro do Galinho. Ironicamente, nesta quinta-feira, às 16h, os dois estarão em lados opostos. E o craque do Barcelona já avisou: tem treinado muito a bola parada. E se tiver a oportunidade, vai apressar o retorno do Japão para casa, eliminando-o da Copa do Mundo da Alemanha.
“Zico é exemplo. Um mito do futebol mundial. Seguir os passos dele é meu sonho, meu grande objetivo. A perfeição com que ele batia na bola quando cobrava as faltas é única”, disse o Gaúcho.
Nesta quarta-feira, o melhor jogador do mundo cobrou cinco faltas no treinamento da Seleção. Acertou todas. No dia anterior, das oito cobranças que fez, sete foram na gaveta. Apenas uma foi defendida por Rogério Ceni.
“Meu aproveitamento tem sido bom. Tenho treinado bastante. E se acontecer uma falta na entrada da área, vou bater para fazer o gol”, afirmou o jogador.
Ronaldinho não está incomodado com o jejum de gols. Ao contrário, ele acha que vem cumprindo bem o seu papel, que é municiar os jogadores de ataque da seleção brasileira.
“Não me incomoda mesmo. Nunca foi minha característica ser artilheiro. Não é o meu forte. Se os atacantes estão fazendo gols, aí sim tenho a certeza de que o trabalho está bem feito”, explicou.
Para a próxima fase, Ronaldinho Gaúcho prefere não escolher adversário. “Temos de encarar o que vier e fazer o melhor para vencer, independentemente de qual time seja. É cuidar de fazer a nossa parte para o Brasil seguir na Copa”, disse.
Brasil x Japão – Escalações
Local: Dortmund
Horário: 16h
Árbitro: Eric Poulat (França)
JAPÃO
Kawaguchi, Kaji, Tsuboi, Nakazawa, Alex, Ogasawara, Hidetoshi Nakata, Fukunishi, Nakamura, Yanagisawa e Takahara. Técnico: Zico.
BRASIL
Dida, Cicinho, Lúcio, Juan, Roberto Carlos, Gilberto Silva, Zé Roberto, Kaká, Ronaldinho, Adriano e Robinho. Técnico: Carlos Alberto Parreira