sexta-feira, 27/09/2024
InícioBrasilCidades-sede da Copa de 2014 recebem guia de segurança pública

Cidades-sede da Copa de 2014 recebem guia de segurança pública

As prefeituras das 12 cidades que vão sediar os jogos da Copa de 2014 receberão um guia com sugestões de projetos de segurança pública para ajudar na preparação para o evento. O “Guia da Copa Segura” será elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A previsão é de que o documento seja finalizado até o fim do ano.

Segundo o secretário executivo do fórum, Renato Sérgio de Lima, além das experiências de outros países, serão utilizados exemplos de sucesso do País em eventos nacionais. “O Brasil tem larga experiência em organizar eventos de grande porte, como o carnaval, a festa de Parintins e as festas juninas no Nordeste. Todas essas atividades exigem planejamento acentuado das polícias. O nosso objetivo é traduzir como isso pode se transformar [em ações] para uma Copa do Mundo”, afirmou o secretário.

Lima destacou que as experiências sugeridas terão como foco a integração entre municípios e estados, a prevenção da criminalidade e a abordagem policial. Ele ressaltou que uma das iniciativas que deve integrar o guia é o projeto Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Social, desenvolvido no Rio de Janeiro, pelo qual uma rede de serviços é implantada pela polícia nas comunidades pacificadas. “Esses temas serão abordados para melhorar não só a segurança, mas as condições de vida das populações das cidades-sede, conectando segurança e desenvolvimento, para que seja um legado”.

O representante do BID no Brasil, Fernando Carrillo-Flórez, enfatizou que uma das prioridades do banco, não apenas para o Brasil, mas para os demais países da América Latina, é reduzir os índices de violência e criminalidade, especialmente entre os jovens entre 15 a 24 anos. Segundo ele, estudos do BID indicam que é nessa faixa etária que se concentram os mais elevados índices de homicídio.

“Essa [redução da criminalidade entre jovens] tem que ser uma das prioridades, principalmente por meio de políticas socioeducativas, de prevenção”, afirmou. Ele destacou, no entanto, que está “seguro que o Brasil vai conseguir vencer esse desafio de se preparar para a Copa”.

Fonte:
Ministério do Esporte
Copa 2014
Agência Brasil

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 × quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes