Seiscentos e trinta e seis alunos da escola municipal Jesus Criança, localizada no bairro Nova Esperança, foram diretamente beneficiados com a ampliação e reforma geral da respectiva unidade escolar, reinaugurada, duas creches também foram reinauguradas nos bairros Parque Atalaia e Vista Alegre.
Com um investimento de 168 mil reais, foi executada a melhoria geral da estrutura física da escola, com intervenções no telhado, piso, rede hidráulica e elétrica, adequação dos banheiros para alunos portadores de necessidades especiais (PNEs) e da Educação Infantil, além da construção de três novas salas de aula e implantação de sistema de refrigeração.
De acordo com o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, a escola Jesus Criança é a décima terceira reinaugurada durante sua gestão. Ele afirmou que até o final de 2008, pretende reformar todas e construir novas unidades. Santos disse ainda que seu governo têm como meta avançar ainda mais nas políticas de atendimento à Educação Infantil, ampliando e garantindo o acesso das crianças ao ensino. “A idade entre 0 a 7 anos é a fase mais cuidadosa, em que se estabelece a personalidade e o caráter da criança”, explicou.
O diretor da escola, Maurício Domingos de Campos, lembrou que 50 alunos com idade a partir de quatro anos foram beneficiados com a construção das novas salas de aula. “Não podemos deixar de acreditar num prefeito que trabalha a modernidade solidária”, discursou. Ele também ressaltou a atuação do secretário de Educação, Desporto e Lazer, professor João Pedro Valente, que ouve as reivindicações dos diretores, acata sugestões e trabalha a democratização do ensino com seriedade.
Presente na solenidade de reinauguração, o presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Paulo Eduardo dos Santos observou que em Cuiabá ocorre o inverso à terceirização da Educação Infantil, já que aqui esta tem sido priorizada com a ampliação do atendimento. “É por isso que fazemos questão de acompanhar as inaugurações dessas obras”, disse ele.
Morador do Nova Esperança há 24 anos e atual presidente do bairro, Carlito Cruz afirmou que há dez anos a escola não obtinha reformas. “A comunidade aguardava a melhoria desta que é uma das principais obras da região”, relatou. “É uma satisfação ver que o prefeito tem esse compromisso social”, elogiou.
Outras obras executadas pela prefeitura municipal em benefício da região é a pavimentação no bairro Jardim Industriário, a conclusão do cemitério no Pascoal Ramos e a renovação da frota de ônibus que atende os bairros daquela localidade.