Xavi Hernández, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são os três finalistas do prêmio de melhor jogador da Europa da temporada 2010/2011 em uma votação em que nenhum brasileiro conseguiu pontos suficientes para ficar entre os top 10.
O anúncio foi feito pela Uefa nesta segunda-feira. O ganhador será conhecido no dia 25 de agosto, em Mônaco, no mesmo dia em que a entidade que dirige o futebol do continente fará o sorteio dos grupos da Copa dos Campeões. Os eleitores da votação são 53 jornalistas esportivos europeus.
Xavi e Messi são companheiros de Barcelona, que conquistou na temporada passada o Campeonato Espanhol e a Copa dos Campeões. Cristiano Ronaldo ajudou o Real Madrid a fatura a Copa do Rei.
Nenhum brasileiro ficou entre os dez primeiros no “primeiro turno” da eleição, que contou com votos dos jornalistas que representam cada uma das federações da Uefa. Eles escolheram três atletas, dando 5 pontos ao primeiro, 3 ao segundo e 1 ao terceiro.
A Uefa não divulgou a pontuação dos três primeiros, mas revelou dos top 10: Andrés Iniesta (Barcelona) ficou em quarto, com 33 pontos, depois foi seguido por Falcao (Porto), com 17; Rooney (Manchester United), 15; Vidic (Manchester United), 5; Ibrahimovic (Milan) e Piqué (Barcelona), 4; e Neuer (Schalke 04), 3.
Os jogadores foram classificados levando em conta o desempenho durante a temporada passada em todas as competições, nacionais e internacionais, tanto em seus clubes quanto em suas respectivas seleções.
Xavi e Lionel já estiveram este ano entre os três finalistas para o prêmio de Bola de Ouro da Fifa, junto com Iniesta. O argentino levou a melhor pelo segundo ano consecutivo.
“Esse novo prêmio irá distinguir o melhor jogador da temporada anterior, independentemente da sua nacionalidade, desde que tenha atuado clubes das federações que integram a Uefa”, anunciou a Uefa em comunicado.
F.COM
DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS