Diferente da Seleção Brasileira, que terá apenas um de seus quatro representantes na NBA no Pré-Olímpico da Argentina, os donos da casa vêm fortes para o torneio. Impulsionados pelos astros da liga americana, os anfitriões são apontados como favoritos pelo técnico Ruben Magnano e pelo pivô Tiago Splitter.
“Por jogar em casa e contar com uma boa quantidade de jogadores importantes, a Argentina talvez esteja um pouco acima de todos os outros times. Mas a gente vai chegar com um nível de preparação suficiente para enfrentar qualquer um. Vamos brigar pela vaga”, disse Magnano.
O treinador, nascido em Córdoba, protagonizou uma trajetória de sucesso no comando da seleção argentina. Após ser vice-campeão mundial em Indianápolis 2002, ele ganhou o título olímpico em Atenas 2004. Nas duas campanhas, venceu o poderoso time dos Estados Unidos.
“Sem dúvida, a torcida argentina vai empurrar a equipe, mas, uma vez na quadra, são cinco contra cinco e a inteligência emocional pode jogar a favor ou contra. Eles estão acostumados a jogar perto da torcida, porque desde jovens viveram essa situação, inclusive nos clubes”, disse Magnano, habituado a contar com as principais estrelas em sua passagem pela seleção argentina.
O técnico convocou os quatro brasileiros que atuam na NBA para o Pré-Olímpico, mas terá apenas com Tiago Splitter (San Antonio Spurs), já que Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers) está lesionado e Nenê (Denver Nuggets) e Leandrinho (Toronto Raptors) alegaram motivos particulares para pedir dispensa.
Na Argentina, o técnico Júlio Lamas só não contará com Emanuel Ginobili (San Antonio Spurs), Luís Scola (Houston Rockets), Carlos Delfino (Milwaukee Bucks) e Andrés Nocioni (Philadelphia 76ers) se os seguros necessários não sejam elaborados. Até mesmo Fabrício Oberto (ex-Portland Trail Blazers), que chegou a se aposentar por problemas cardíacos, planeja voltar para o Pré-Olímpico.
Único representante da NBA no time brasileiro, Splitter elogia os arquirrivais. “Obviamente, vão ter seleções fortes no campeonato. A Argentina, jogando em casa, é a grande favorita. Depois, todo mundo conhece Porto Rico e tem que ver como virão os outros times para a competição”, analisou.
O Pré-Olímpico da Argentina, com início previsto para o próximo dia 30 de agosto, classifica duas seleções para os Jogos de Londres-2012. Como os Estados Unidos, campeões mundiais, já estão garantidos na Inglaterra, o Brasil tem uma grande chance de disputar o torneio pela primeira vez desde Atlanta-1996.
Gazeta Esportiva