O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB), conquistou junto à Secretaria de Estado e Educação (SEDUC) a assinatura do termo de cessão do prédio da Escola Estadual Senador Mário Motta para ser a sede da APAE de Arenápolis. O termo foi assinado na tarde da última terça-feira (20) e a estrutura física atenderá cerca de 60 alunos. “A APAE já funciona há três anos e estávamos temporariamente no prédio da escola estadual. Graças à intervenção do deputado Silval assinamos esse documento que nos dá pelo menos a segurança de estar lá até 2011”, comemora a presidente da Associação, Doracina Mesquita Marcone.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que cuida de pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental. Para Doracina, a ação do parlamentar significa mais do que possa parecer já que só os munícipes e as pessoas que dependem da APAE entendem a importância em ter uma estrutura própria para o desenvolvimento das atividades.
“Temos alunos que precisam de assistência médica especializada, além das atividades pedagógicas e educativas que temos. Somente o fato de saber que ao acordar estaremos no mesmo lugar já nos alivia e estimula a dar seqüência em todo nosso trabalho”, ressalta.
A APAE tem a missão de promover e articular ações de defesa de direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento junto aos organismos nacionais e internacionais para melhoria da qualidade dos serviços prestados pela própria entidade que objetivam a inclusão social de seus usuários.
“As necessidades das APAE”s de um modo geral são sempre grandes. Qualquer coisa que se faça independente de valor e tamanho já ajuda e muito. Nossa vontade nem sempre caminha com lado a lado com nossa realidade em poder conquistar as melhorias, todavia, estamos empenhados sempre também por essas causas sociais”, explica o presidente da AL, deputado Silval Barbosa.