sexta-feira, 20/09/2024
InícioBrasilIdeli Salvatti e Luiz Sérgio tomam posse nesta segunda-feira (13)

Ideli Salvatti e Luiz Sérgio tomam posse nesta segunda-feira (13)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou, por meio de nota, que a presidenta Dilma Rousseff convidou, na sexta-feira (10), a ministra Ideli Salvatti para a pasta da Secretaria de Relações Institucionais do governo, atualmente ocupada por Luiz Sérgio, que assumirá o lugar deixado por Ideli no Ministério da Pesca e Aquicultura. A posse dos ministros será nesta segunda-feira (13).

Em entrevista à imprensa, Ideli lembrou a parceria que fez com a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, na época em que era líder do governo do ex-presidente Lula no Senado. Ela disse que os anos de experiência parlamentar serão úteis agora, para negociar “muito” com o Congresso. E destacou que fará um trabalho em harmonia com a base do governo.

“Nas Relações Institucionais, não vou usar só os dois ouvidos. Vou usar o coração, o bom senso e, sempre, a busca do bom resultado, para o governo e para o País”, escreveu ela em seu Twitter.

Ideli Salvatti, de 58 anos, nasceu em São Paulo, tem dois filhos e é formada em física pela Universidade Federal do Paraná, estado onde atuou nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), de 1973 a 1976. Foi a primeira mulher eleita ao Senado pelo estado de Santa Catarina em 2002. Assumiu a liderança do PT no Senado em 2006. Em 2009, tornou-se líder do governo no Congresso. Também foi deputada estadual de 1994 a 2002.

Luiz Sérgio

Metalúrgico, egresso da escola de formação profissional do estaleiro Verolme, foi sindicalista, militante de movimentos sociais, deputado federal e prefeito de Angra dos Reis (RJ). Filho de lavrador expulso de suas terras, em janeiro de 1970, começou sua vida profissional como operário de estaleiro. Iniciou sua militância social em 1979, atuando na Ação Católica Operária e nas Comunidades Eclesiais de Base, ambas ligadas aos movimentos sociais da Igreja Católica.

Nos anos 80, juntamente com o então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva, assinou a Carta de São Bernardo, um dos documentos fundamentais da criação do Partido dos Trabalhadores.

Ajudou a organizar a oposição sindical e venceu as eleições para o Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis em 1984. Três anos depois foi eleito presidente da entidade com 82% dos votos. Em 1988 é eleito vice-prefeito de Angra dos Reis, primeira prefeitura petista do Estado do Rio. Em 1992 é eleito prefeito de Angra dos Reis.

Luiz Sérgio foi líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados. O parlamentar cumpriu três mandatos como deputado federal. Foi apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos parlamentares mais influentes e atuantes na Câmara dos Deputados. Nos últimos quatro anos teve média de presença de 96,9% em Plenário.

Nota oficial

“A presidenta Dilma Rousseff convidou hoje a ex-senadora Ideli Salvatti para assumir a chefia da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O ministro Luiz Sérgio será o novo titular do Ministério da Pesca e Aquicultura. A Presidenta dará posse aos ministros em suas novas funções na próxima segunda-feira (13)”.

Fonte:
Presidência da República
Agência Brasil
Senado Federal

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

2 × cinco =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes