A Prefeitura de Cuiabá definiu o “cronograma físico” relacionado às ações preventivas para afastar ocorrências mais graves com a aproximação do período chuvoso, conforme a campanha “Chuva Sim! Peadelo não!”, lançada na semana passada pela Secretaria Municipal de Defesa e Cidadania e Coordenadoria de Defesa Civil.
Na manhã de hoje, o secretário Ricardo Siqueira, administradores regionais, voluntários e o secretário-adjunto de Comunicação, Dirceu Carlino, reuniram-se para traçar a estratégia a ser seguida antes, durante e depois do período chuvoso.
Para o secretário de Defesa e Cidadania, é importante que algumas medidas sejam postas em prática logo, bem antes do período mais crítico e essa é a preocupação da administração municipal. “No ano passado a Prefeitura trabalhou bastante para corrigir problemas, e queremos evitar que esses mesmo s problemas ocorram novamente”, afirmou ele. O coronel Dival Pimentel, secretário adjunto de Defesa e Cidadania, coordenará, por exemplo,palestras que serão ministradas em escolas públicas e espaços comunitários. Os clubes de serviço, entidades filantrópicas, grupos de voluntários serão chamados para compor comissões e dar suporte às ações.
“Será um trabalho consistente, firme, para que possamos atravessar bem o período das chuvas”, disse Oscar Amélito, coordenador municipal de Defesa Civil. Bairros mais críticos e com maior números de pessoas habitando áreas de risco serão os primeiros a receber as ações da Prefeitura, entre eles, o Parque Geórgia e a região do São Gonçalo. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sminf) começa obras de retirada de obstáculos, árvores e entulhos, nas regiões ribeirinhas.