O deputado Percival Muniz (PPS), articulou, juntamente com os colegas J. Barreto (PR), Nininho (PR) e Sebastião Resende (PR), no domingo, dia 17, uma reunião com o promotor de Rondonópolis, Ari Madeira, visando ajudar na busca por saídas para o caos instalado na Saúde Pública no município. Na reunião, firmou-se um documento denominado de “Pacto pela Saúde”.
O deputado Percival ressalta que a situação da Saúde Pública em Rondonópolis, bem como no Estado, necessita de medidas emergenciais e que, inclusive, ele na última sexta-feira, dia 16, cobrou o governador Silval Barbosa (PMDB), em reunião no Palácio Paiaguás, a “implantação de um “SOS Saúde”.
“Está acontecendo uma enchente de calamidade administrativa, o governador Silval precisa agir rapidamente. Sugeri a ele que implante um programa emergencial denominado ‘SOS Saúde’ em Rondonópolis, bem como nos outros hospitais regionais e em Cuiabá e Várzea Grande”, frisa Percival, que vem desde que assumiu o mandato na Assembleia, há mais de quatro anos, alertando o governo do Estado de que situação da Saúde Pública estava ficando insustentável e necessitava de dobrar os investimentos no setor, bem como a implementação de ações para reverter o quadro de calamidade.
Segundo Percival Muniz, a situação da Saúde Pública, no caso específico de Rondonópolis, beira a enfrentada em 1998, quando ele assumiu pela primeira vez a Prefeitura Municipal. “Tudo aquilo que pegamos de ruim e conseguimos melhorar na área da saúde está voltando”, destacou, traçando um paralelo com que ocorre hoje. “Quando tomei posse a primeira vez como prefeito nem no gabinete eu fui direto para a Santa Casa tentar resolver crise de saúde”, lembra Percival.
Muniz reforçou que mesmo com a visão de que a má-gerência da área tem culminado em mortes e filas, defende que os legisladores não fiquem de braços cruzados. “Como deputado eu posso cobrar, propor solução, tanto que enquanto o secretário de Saúde do Estado quer contratar OSS (organizações sociais para gerir os Hospitais Regionais) eu defendi junto ao governador Silval que seja feito esse ‘SOS Saúde’”.
DOCUMENTO
No documento originado da reunião, alguns pontos definidos pelo Ministério Público foram tratados de forma emergencial como, por exemplo, equipar a Clínica da Mulher e a instalação de Unidades de Tratamento Intensivo Pediátrica.
“Os deputados se comprometeram em viabilizar R$ 2,6 milhões para equipar a Clínica da Mulher e a instalação de UTI Pediátricas de forma emergencial, enquanto isso, vamos estabelecer outros pontos para atuar com apoio dos parlamentares”, destaca o promotor Ari Madeira.
Os deputados ainda se dispuseram a lutar por R$ 10 milhões de emendas orçamentárias para minimizar os problemas de falta de leito, reforma e ampliação de unidades hospitalares em Rondonópolis.
“Não se pode mais colocar recursos do estado e do município em entidades particulares, que no final das contas não atendem como deveriam os pacientes do SUS e aí ficam os mais pobres vendendo dentes de ouro, alianças de casamento e suas vaquinhas para pagar a rede particular de atendimento”, pondera Percival.
FORUM DA SAÚDE
Também ficou acordado entre os deputados e o promotor, Ari Madeira, a realização de um Fórum para debater e encontrar soluções para a saúde pública da região, com a participação de prefeitos de 19 cidades do sul do estado e seus respectivos secretários de saúde, além dos deputados da região e do consórcio regional de saúde.
“Vamos nos reunir no próximo dia dois de maio, uma segunda-feira, para chegarmos a um consenso e tentar achar uma solução definitiva para, quem sabe, acabar com os problemas de saúde pública na região”, declara Ari Madeira.