Nesta quarta-feira (6), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lança o livro “Políticas Sociais para Desenvolvimento: superar a pobreza e promover a inclusão”. A publicação é resultado do Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Social, realizado em 2009, que discutiu a política social aplicada em diferentes contextos internacionais. O debate também deu destaque ao processo de fortalecimento das políticas públicas em momentos de crise econômica. O encontro reuniu cerca de mil participantes e 21 palestrantes de países dos quatro continentes com os quais o governo brasileiro mantém relações de cooperação internacional.
Naquele período, o Brasil ganhou notoriedade internacional pelas políticas de combate à pobreza e à fome, com destaque para o papel do Estado na estruturação de uma rede de proteção social e ampliação do público atendido, em especial pelo Programa Bolsa Família, mas também pelos resultados anticíclicos notados.
O então ministro do MDS, Patrus Ananias, foi um dos responsáveis pelos debates, que contaram com a presença de nomes internacionais, como o professor Armando Barrientos, da Universidade de Manchester, no Reino Unido, e importantes parceiros do MDS, como a socióloga Laís Abramo, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O lançamento da publicação contará com a presença da ministra Tereza Campello, do embaixador Jorge Chediek, representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil e de Marlova Jovchelovitch Noleto, coordenadora de Ciências Humanas e Sociais da União das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil.
O lançamento será às 18h, no auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios.
Fonte:
MDS