Na eleição de 1º de outubro, onde 18 deputados estaduais concorreram a reeleição a vaga na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, dez atingiram o objetivo eleitoral. A renovação na sede do Poder foi de 58,33%, uma vez que cinco não participaram da disputa estadual.
Três parlamentares não disputaram efetivamente nenhum cargo eletivo. Dois deputados concorreram a vagas para a Câmara Federal e o atual presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa (PMDB), foi eleito vice-governador do Estado, numa composição majoritária com Blairo Maggi (PPS).
Dos estaduais que assumem a cadeira em primeiro de fevereiro do próximo ano, José Riva (PP) foi o campeão de votos, sendo reeleito com 82.799 mil. Com discurso voltado para o municipalismo, Riva reforçou sua intenção de ver Mato Grosso tipicamente industrial.
“Aberturas de linhas de microcrédito ao pequeno produtor, carga tributária reduzida. Já para a agricultura familiar, o biodiesel pode ser considerado o fator gerador da redenção da econômica para esse segmento. Mato Grosso precisa sair da pecha de Estado voltado à produção primária para, de fato, aquecer o setor industrial”, disse.
Em segundo lugar aparece José Carlos do Pátio (PMDB) com 42.277 mil votos. Sebastião Rezende (PPS), com 35.521 mil. Mauro Savi (PPS) com 31.600 mil. Dilceu Dal Bosco (PFL) com 30.159 mil. Ságuas Moraes (PT) com 25.983 mil. Humberto Bosaipo (PFL) com 25.287 mil e Campos Neto (PP) com 23.248 mil.
O deputado Sérgio Ricardo (PPS) avaliou como positiva a disputa e disse que as boas propostas e o empenho prevaleceram nas escolhas eleitorais. “A campanha foi altamente positiva. Somente está na Assembléia quem se mostrou realmente preparado”, declarou Sérgio, reeleito com 32.615 mil.
Ainda comemorando os números da vitória, o parlamentar João Malheiros (PPS) disse que a disputa foi acirrada e que enfrentou obstáculos políticos. “Venci na garra e no trabalho de minha equipe”, declarou o reeleito Malheiros, que obteve 20.704 mil votos.
Os deputados que não concorreram a nenhum cargo eletivo são: Renê Barbour (PPS), Zeca D´ Ávila (PFL) e Clóvis Roberto (PPS). Já os deputados Chico Daltro e Eliene Lima, ambos do PP, disputaram vaga à Câmara Federal, mas apenas Lima conseguiu se eleger com 65.855 mil votos. Os novatos no Parlamento estadual, na 16ª Legislatura, que assumem em 01 de fevereiro são: Walter Rabello (PMDB), Percival Muniz (PPS), Dr. Walace (PFL), Zé Domingos (PFL), Gilmar Fabris (PFL), Português (PP), Maksuês Leite (PP), Daltinho (PMDB), Juares Costa (PMDB), Otaviano Pivetta (PDT), Bruneto (PT), Chica Nunes (PSDB), Guilherme Maluf (PSDB) e Chico Galindo (PTB).
Os que deixam a Casa no próximo ano são Carlos Carlão Nascimento (PSDB), Carlos Brito (PDT), Joaquim Sucena (PFL), J. Barreto (PL), José Carlos de Freitas (PFL), Nataniel de Jesus (PMDB), Pedro Satélite (PPS) e Verinha Araújo (PT).
Os deputados tomam posse no dia 1º de fevereiro e a composição da Mesa Diretora acontece no dia 15 do mesmo mês.