Indícios de tráfico internacional de drogas na cidade de Tabatinga (AM) levaram a Polícia Federal (PF) a deflagrar operação na cidade.
A Operação Ilhas começou em 2009, quando a PF começou a apurar denúncia envolvendo a presença de traficantes de drogas da Ilha do Arariá e na localidade conhecida como Igarapé do Urumutum, município de Tabatinga.
As investigações indicavam uma extensa e complexa rede de tráfico transnacional de drogas entre Colômbia, Peru e o estado do Amazonas, sendo que a base territorial de atuação da organização criminosa encontra-se na cidade de Tabatinga. No local, segundo a PF, ocorrem as negociações para o recebimento e remessa de drogas e para lavagem de dinheiro.
Durante as investigações, foram apreendidos aproximadamente R$ 160 mil em espécie e aproximadamente 1,4 tonelada de cocaína. Foram presas 35 pessoas em flagrante por tráfico de drogas.
Ao deflagrarem a operação nesta semana, os policiais federais vão cumprir 13 mandados de busca e apreensão, 27 mandados de prisão temporária e um mandado de prisão preventiva.
Fonte:
Polícia Federal