O Banco Central elevou sua previsão para a inflação brasileira em 2011 para 5,0%, ante 4,6% em medição anterior, mostrou o Relatório de Inflação da instituição, divulgado nesta quarta-feira. O número está acima do centro da meta de inflação, de 4,5%, que tem tolerância de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.
Segundo o relatório, o BC projeta inflação de 5,9%, com a taxa Selic mantendo a meta de 10,75% ao ano, fixada na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), no início de dezembro.
Segundo o BC, é “importante destacar que, no regime de metas para a inflação, desvios em relação à meta, na magnitude dos implícitos nessas projeções, sugerem necessidade de implementação, no curto prazo, de ajuste na taxa básica de juros, de forma a conter o descompasso entre o ritmo de expansão da demanda doméstica e a capacidade produtiva da economia, bem como de reforçar a ancoragem das expectativas de inflação”.
Câmbio
Em relação ao câmbio, a previsão do Banco Central é que o dólar siga no patamar de R$ 1,70. Para conseguir manter a moeda americana neste nível e evitar uma valorização excessiva RO real, o BC realizou durante os últimos meses até dois leilões de dólares no mercado à vista por dia.
Reuters News