O décimo Informe Mundial sobre a Riqueza, elaborado pelo grupo Merrill Lynch e a consultora Capgemini, mostrou um aumento de 6,5% dos indivíduos que possuem bens avaliados em um milhão de dólares, sem contar uma primeira residência.
Os ativos da riqueza, por sua vez, aumentaram 8,5% e chegaram a 33,3 trilhões de dólares, de acordo com o estudo.O número de milionários subiu 6,8% nos Estados Unidos e 7,2% no Canadá. Com este resultado, a América do Norte se mantém como a região com maior número.O percentual dos milionários da Coréia do Sul aumentou 21,3% e, na Índia, 19,3%. A Rússia teve um aumento de 17,4% e a África do Sul, de 15,9%.Na Europa, este número cresceu 4,5%.
“O crescimento econômico real e a capitalização dos mercados foram os maiores responsáveis pela criação da riqueza, fazendo de 2005 um ano de sólido mas desacelerado crescimento para algumas regiões, depois de dois anos consecutivos de forte desempenho global”, disse Robert McCann, chefe do Global Private Client Group da Merrill Lynch.Os altos preços do petróleo ajudaram a impulsionar o crescimento das fortunas no Oriente Médio, onde ficam cerca de 65% das reservas do produto no mundo e onde o número de milionários cresceu 9,8%.
US