Desenvolvido pela Faculdade Indígena Intercultural e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e a Prefeitura Municipal de Barra do Bugres, o Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Escolar Indígena vai abrir a terceira turma.
As inscrições para as 50 vagas oferecidas pela instituição acontecem de 22 de novembro a 7 de dezembro de 2010. As vagas são exclusivas para indígenas.
O curso é composto por uma carga horária de 360 horas presenciais, distribuídas em oito disciplinas, fora os cursos de extensão.
Durante o curso os alunos abordarão os seguintes temas: Fundamentos de Antropologia; Povos e Línguas Indígenas no Brasil; Fundamentos Legais da Educação Escolar Indígena; Fundamentos Pedagógicos da Educação Escolar Indígena; Ensino de Ciências na Educação Escolar Indígena; Gestão Pedagógica e Política Indígena; Produção de Materiais Didáticos e Metodologia de Pesquisa no Ensino.
Com as turmas formadas anteriormente, 60 índios são hoje especialistas indigenas, formados pela Universidade.
Segundo o coordenador do projeto, professor dr. Elias Januário, a especialização garante a formação continuada ao serviço dos profissionais indígenas que atuam nas escolas de suas comunidades.
Documentação necessária: Ficha de Inscrição; cópia da carteira de identidade ou documento de identificação da Funai, com foto; cópia do diploma de graduação; currículo padronizado e comprovado; plano individual de pesquisa