O Governo de Mato Grosso garantiu, R$ 33 milhões junto ao Ministério da Educação (MEC), recursos que serão investidos na renovação da frota do transporte escolar dos 141 municípios mato-grossenses. Mato Grosso conta hoje com 238 ônibus escolares, incluindo alguns que necessitam de substituição, segundo a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide de Almeida, que acompanhou o governador Silval Barbosa na audiência no MEC.
A secretária Rosa Neide informou que a proposta da nova parceria foi consolidada ainda nesta tarde com o secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim. Com o recurso, o Estado adquirirá mais 228 ônibus para o transporte escolar nos municípios, para a renovação ou substituição dos veículos muito antigos.
“A intenção do Governo do Estado e do Governo Federal é renovar todas as frotas. Com recursos depositados imediatamente”, argumentou a secretária já adiantando que tão logo entrará em contato com a empresa já licitada desde a aquisição dos últimos transportes escolares adquiridos por meio de parceria semelhante.
O secretário-executivo Paim elogiou a iniciativa do Governo do Estado em buscar esse apoio para beneficiar os municípios. “Não adianta fazer um trabalho muito forte em relação a sua rede estadual que não vai resultar em nada, porque o aluno que vai cursar o ensino médio, a segunda etapa do ensino fundamental, precisa ter um suporte na primeira etapa do ensino fundamental e na educação infantil”, analisou o representante do Ministério.
Para ele, os municípios têm uma integração muito forte com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) e esta parceria simboliza mais essa integração, entre o MEC, Governo do Estado e Municípios no sentido de melhor o transporte escolar no Estado. “É a compreensão do governo de Mato Grosso, que para melhoraria da Educação no Estado envolve os Municípios e o Estado”, completou Paim.
“Se não tiver um suporte do Estado em parceria com o Ministério da Educação, para reforçar a educação nos municípios, o esforço para melhorar a rede estadual não terá efeito, o sucesso desejado, em razão da falta de bases nesses alunos na educação infantil e na primeira etapa do ensino fundamental”, concluiu.