quinta-feira, 21/11/2024
InícioBrasilNova arma contra o envelhecimento

Nova arma contra o envelhecimento

Envelhecer faz parte do processo natural da vida. Com o passar dos anos, o corpo apresenta sinais de fraqueza, indicando que alguns cuidados precisam ser tomados. Na medida em que a idade aumenta, a produção de hormônios, por exemplo, diminui, gerando consequências como a aceleração do envelhecimento.

O avanço contínuo da medicina permite que as pessoas enfrentem estes problemas de forma mais branda, chegando, até mesmo, a retardá-los. Neste contexto, surge a Modulação Hormonal Bioidêntica, cujo conceito baseia-se na utilização da estrutura molecular exatamente igual a dos hormônios humanos, obtidos por meio da engenharia genética recombinante.

A prática existe nos Estados Unidos da América desde os anos 80 e, no Brasil, começou a ser difundida há cerca de dez anos. O assunto será apresentado para a classe médica de Brasília nos dias 4 e 5 de dezembro pelo médico com mestrado em Cardiologia, escritor e palestrante internacional, Dr. Lair Ribeiro.

Benefícios – “Essa reposição acarreta uma melhora substancial em vários aspectos fisiológicos. Entre outros benefícios, melhora a qualidade de vida dos pacientes e promove a prevenção de várias enfermidades relacionadas com a idade, como a osteoporose, a falta de libido, o envelhecimento precoce, a dificuldade de concentração e a perda de memória”, explica Lair Ribeiro.

A reposição hormonal tradicional utiliza, em alguns casos, hormônios de origem eqüina, substâncias que podem causar uma série de efeitos colaterais como a retenção de líquido, o aumento do risco de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. Vários estudos têm demonstrado que este procedimento causa um aumento na incidência de câncer de mama, útero e ovário. Por outro lado, os hormônios bioidênticos são verdadeiros clones dos hormônios endógenos e minimizam substancialmente os possíveis efeitos colaterais.

O tratamento – Segundo Lair Ribeiro, o êxito desse tipo de tratamento depende de uma criteriosa avaliação do quadro de saúde de cada paciente, envolvendo sintomas, histórico de vida pessoal e familiar, resultados de exames laboratoriais, hábitos e estilos de vida.

“Todo o tratamento com hormônios bioidênticos deve ser acompanhado por médicos e é sempre individual e personalizado. Assim, os produtos necessários podem ser aviados em farmácias magistrais, mediante prescrição médica”, esclarece o médico. O hormônio é colocado em um gel com permeção transdérmica que é aplicado na pele e absorvido lentamente. Essa aplicação ocorre, em geral, uma vez por dia. Os resultados começam a ser evidenciados após 10 ou 15 dias de tratamento.

A eficácia do tratamento se deve à total individualização do produto, por isso, o papel da farmácia de manipulação é fundamental. “Devido à elevada especificidade da terapia na adequação da via de administração e na dose posológica, somente as farmácias magistrais estão prontas para atender a este critério”, afirma Leandra Sá, farmacêutica da Farmacotécnica.

Em geral, o organismo começa a apresentar sinais de deficiência hormonal a partir dos 40 anos, principalmente nas pessoas estressadas ou que não levam um estilo de vida saudável. Lair Ribeiro explica que a determinação da deficiência de hormônios é feita por meio de uma avaliação dos níveis hormonais no sangue, na saliva ou na urina, de modo que seja resposto aquele que for realmente necessário, na dose exata para cada paciente.

O tratamento inclui ainda um acompanhamento nutricional e a prática de atividades físicas. “Hipócrates, o pai da medicina moderna, dizia que cada um deve fazer do seu alimento o seu remédio e que o seu remédio seja o seu alimento. Orientação nutricional é parte constante no processo de modulação hormonal. Além disso, a atividade física adequada melhora qualquer patologia. Portanto, é um tripé: nutrição (alimentação e suplementação), atividade física adequada e modulação hormonal. O grande segredo é morrer jovem, o mais tarde possível!”, aconselha Lair Ribeiro.

O curso “Modulação Hormonal Bioidêntica – Um dos pilares na saúde, na estética e no antienvelhecimento”, ministrado pelo Dr. Lair Ribeiro, acontecerá no auditório Austregésilo de Athayde, parlamundi da LBV, e conta com o apoio da Farmacotécnica. Mais informações pelos telefones (61) 3346-2273 ou 3346-7984, falar com Ângela ou Lúcia. As vagas são limitadas.

Sobre a Farmacotécnica – A Farmacotécnica – Instituto de Manipulações Farmacêuticas, empresa genuinamente brasiliense, oferece assistência farmacêutica há mais de 34 anos com o objetivo de dar opções ao médico de prescrever o medicamento sob medida e na dose certa para cada paciente. Para isso, trabalha com farmacêuticos especializados, credenciados pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). A sua missão é manipular medicamentos com precisão, produzir e comercializar produtos diferenciados no mercado. Atualmente, a Farmacotécnica conta com oito farmácias equipadas com laboratórios de última geração. Sua estrutura compreende laboratórios de sólidos, semi-sólidos e de líquidos, uma indústria de cosméticos, laboratórios de controle de qualidade, e uma chácara de cultivo de ervas medicinais.

O que: Curso “Modulação Hormonal Bioidêntica – Um dos pilares na saúde, na estética e no antienvelhecimento
Quando: 4 e 5 de dezembro, das 9h às 18h e das 9h às 14h, respectivamente
Quanto: Gratuito
Onde: Auditório Austregésilo de Athayde, parlamundi da LBV
Informações: (61) 3346-2273 ou 3346-7984, falar com Ângela ou Lúcia

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes