sexta-feira, 01/11/2024
InícioBrasilUsuarios Retratam Sujeira de Publicidade eleitoral

Usuarios Retratam Sujeira de Publicidade eleitoral

Assim como nestas eleições tem candidato fazendo campanha “limpa”, usando somente a internet, exemplos opostos infelizmente não faltam. Apesar de ser proibido, jogar santinhos pela rua ainda ainda é prática recorrente na disputa deste ano. Espalhar placas exageradamente é outra prática que irrita eleitores.

Em tempos de cada cidadão ser um repórter, trazemos três ferramentas que denunciam a sujeira provocada em função da propaganda política e ainda fazem piada com isso.

PoliticoPorcalhão.com.br: o ‘ficha limpa’ para as placas eleitorais

Projeto do designer carioca Rafael Fortini, o PoliticoPorcalhão.com.br surgiu da “indignação” causada pelo excesso de publicidade eleitoral que aumentava dia-a-dia no caminho que ele fazia ao trabalho.

Fortini criou um site para publicar as propagandas irregulares e pediu para as pessoas enviarem denúncia com foto para engrossar o repertório do seu site

Mas o projeto não se restringe aos registros fotográficos. No site, Fortini também disponibiliza um abaixo-assinado para um projeto radical: quer acabar com as placas políticas. O objetivo é chegar a 1 milhão de assinaturas e enviar ao Congresso um projeto de iniciativa popular.

“O intuito do abaixo-assinado é se tornar um movimento popular como o que houve com o Ficha Limpa”, explica. E comemora: ”Já temos quase 3 mil assinaturas”. Segundo o designer, alguns políticos já entraram em contato com o site para avisar que as irregularidades foram corrigidas.

Sem Sujeira: eu te oriento e você denuncia

Outro site que possui uma série de denúncias de propaganda irregular é o SemSujeira.com. O diferencial do site é que ele explica o que pode e o que não pode ser feito, orientando o eleitor a identificar os crimes.

O criador do site é o mineiro Paulo Ferreira de Moura. Por e-mail, ele afirmou que três candidatos já entraram em contato com ele. “Dois deles elogiaram o projeto mas não pediram pra remover os posts. O último comentou sobre a propaganda irregular e enviou as fotos do lugar sem o cavalete posicionado.” Moura diz que o post original com a denúncia do caso foi editado e o site elogiou a limpeza feita.

Sujo Sua Cara: doce ironia

“Se você pode sujar minha cidade, eu posso sujar sua cara.” Com este slogan curto e direto, o projeto SujoSuaCara.tumblr.com explica a que veio: uma iniciativa que incentiva a ‘vingança gráfica’ aos políticos.

A plataforma é o Tumblr, muito utilizado por blogs que, assim como o Sujo Sua Cara, fazem postagens cômicas. O sistema colaborativo permite que qualquer pessoa possa enviar um post sem se identificar e a publicação depende apenas da aprovação do proprietário do Tumblr.

TERRA
Filipe Speck

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

19 − 8 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes