O agricultor Vicente Rodrigues Inácio, 45 anos, de Porto Velho, fez um protesto pendurado por uma corda no mastro da bandeira nacional, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, por mais de uma hora na manhã desta quinta-feira. O protesto era contra a corrupção, maus políticos e alta carga tributária.
Ele iniciou a subida por volta das 10 horas da manhã com equipamento próprio para escalada, segundo pessoas que estavam na praça e acionaram a polícia. Rodrigues Inácio subiu cerca de 40 dos 100 metros do mastro, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Do alto, jogou panfletos a quem observava.
O agricultor afirmou que não pretendia se matar, mas apenas jogar seus planfletos. No texto, diz que é proprietário de uma fazenda em Marabá, no sul do Pará, “invadida por bandidos” e critica a atuação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) no combate à invasões irregulares e venda ilegal de madeira na região.
Vicente Rodrigues foi levado para a 1ª Delegacia de Polícia. Um helicóptero, três carros do Corpo de Bombeiros, um carro da Brigada Contra Incêndio da Presidência da República, um veículo da Polícia Militar e um caminhão do governo do Distrito Federal foram usados para a retirada do manifestante, sem ferimentos.
Agência Brasil