quinta-feira, 07/11/2024
InícioCidadeCorpo de Bombeiros comemora 46 anos de atuação em Mato Grosso

Corpo de Bombeiros comemora 46 anos de atuação em Mato Grosso

Para comemorar os 46 anos de criação em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar realiza nesta quinta-feira (19.08), às 18h30, no Quartel do Comando Geral, em Cuiabá, evento alusivo à data, com o lançamento de um selo comemorativo e a entrega de certificados a pessoas que tiveram relevantes serviços prestados a instituição militar. Os 96 bombeiros da Reserva Remuneradambém foram convidados para as comemorações.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, Alexandre Coronel, organiza o evento com o objetivo de reunir e comemorar com os bombeiros que construíram e fizeram a história institucional da corporação desde a fase da primeira viatura até os dias atuais. “Estamos crescendo com robustez e consistência, estamos com projetos sustentáveis que poderão nos levar mais a diante e deixar nossa corporação em condições de transpor as dificuldades naturais do serviço ao longo do tempo”, considera.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso foi criado em 19 de agosto de 1964, no governo de Fernando Corrêa da Costa, e destinava-se ao “serviço de extinção de incêndio e salvamento”. Somente em Fevereiro de 1967, passou a funcionar operacionalmente a primeira Companhia Independente do Corpo de Bombeiros com o efetivo de 42 homens.

Na época, também foram criadas unidades em Campo Grande, Corumbá. Em 28 de outubro de 1994 ocorreu a emancipação, se desvinculando da Policia Militar. A partir daí passou a ter autonomia administrativa e financeira, subordinado, hierarquicamente, ao governador do Estado e vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MT).

A primeira viatura foi doada pela prefeitura de São Paulo, a título de Comodato, consistia em um Autobomba Tanque, denominada de “Big-Job”, que realizava os serviços de extinção de incêndios em Cuiabá. Um dos primeiros aquartelamentos (quartel) foi o prédio do antigo Departamento de Obras Públicas na Praça Ipiranga em 1967, onde hoje funciona o Ganha Tempo.

A estrutura organizacional atual é constituída de três diretorias institucionais e uma diretoria operacional que comanda sete Comandos Regionais, distribuídos em cidades polos, em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra e Alta Floresta. Os Comandos Regionais são responsáveis por quatro Batalhões e treze Companhias Independentes.

As Unidades Operacionais distribuídas em 17 cidades do Estado são responsáveis pela realização dos serviços de Salvamento e Resgate em Altura, Aquático, Terrestre, incêndios urbanos e florestais, atendimento aeroportuário e com produtos perigosos, vistoria e fiscalização em projetos de edificações e de concentração de público e atendimento em serviços sociais.

O primeiro comandante da instituição foi o então 2º Tenente Amilton Sá Corrêa. Atualmente, tem como comandante o coronel Carlos Alexandre Rodrigues Coronel que busca fortalecer a instituição com a consolidação de projetos que beneficiem a população nos próximos quatro anos.

fonte/scn

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes