Para comemorar os 46 anos de criação em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar realiza nesta quinta-feira (19.08), às 18h30, no Quartel do Comando Geral, em Cuiabá, evento alusivo à data, com o lançamento de um selo comemorativo e a entrega de certificados a pessoas que tiveram relevantes serviços prestados a instituição militar. Os 96 bombeiros da Reserva Remuneradambém foram convidados para as comemorações.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, Alexandre Coronel, organiza o evento com o objetivo de reunir e comemorar com os bombeiros que construíram e fizeram a história institucional da corporação desde a fase da primeira viatura até os dias atuais. “Estamos crescendo com robustez e consistência, estamos com projetos sustentáveis que poderão nos levar mais a diante e deixar nossa corporação em condições de transpor as dificuldades naturais do serviço ao longo do tempo”, considera.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso foi criado em 19 de agosto de 1964, no governo de Fernando Corrêa da Costa, e destinava-se ao “serviço de extinção de incêndio e salvamento”. Somente em Fevereiro de 1967, passou a funcionar operacionalmente a primeira Companhia Independente do Corpo de Bombeiros com o efetivo de 42 homens.
Na época, também foram criadas unidades em Campo Grande, Corumbá. Em 28 de outubro de 1994 ocorreu a emancipação, se desvinculando da Policia Militar. A partir daí passou a ter autonomia administrativa e financeira, subordinado, hierarquicamente, ao governador do Estado e vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MT).
A primeira viatura foi doada pela prefeitura de São Paulo, a título de Comodato, consistia em um Autobomba Tanque, denominada de “Big-Job”, que realizava os serviços de extinção de incêndios em Cuiabá. Um dos primeiros aquartelamentos (quartel) foi o prédio do antigo Departamento de Obras Públicas na Praça Ipiranga em 1967, onde hoje funciona o Ganha Tempo.
A estrutura organizacional atual é constituída de três diretorias institucionais e uma diretoria operacional que comanda sete Comandos Regionais, distribuídos em cidades polos, em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra e Alta Floresta. Os Comandos Regionais são responsáveis por quatro Batalhões e treze Companhias Independentes.
As Unidades Operacionais distribuídas em 17 cidades do Estado são responsáveis pela realização dos serviços de Salvamento e Resgate em Altura, Aquático, Terrestre, incêndios urbanos e florestais, atendimento aeroportuário e com produtos perigosos, vistoria e fiscalização em projetos de edificações e de concentração de público e atendimento em serviços sociais.
O primeiro comandante da instituição foi o então 2º Tenente Amilton Sá Corrêa. Atualmente, tem como comandante o coronel Carlos Alexandre Rodrigues Coronel que busca fortalecer a instituição com a consolidação de projetos que beneficiem a população nos próximos quatro anos.
fonte/scn