segunda-feira, 25/11/2024
InícioAgronegócioConab dobra quantidade de milho em leilão do PEP, confirma Geller

Conab dobra quantidade de milho em leilão do PEP, confirma Geller

O Ministério da Agricultura, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vai dobrar a quantidade de milho semanal negociada em leilões de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), passando de 600 mil, liberado ainda na semana anterior, para 1,2 milhões de toneladas.

A informação é do suplente de deputado federal, Neri Geller(PP), que hoje participou em Brasília de uma reunião junto ao diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Rogério Colombini Moura Duarte.

Segundo informado desde a semana passada,o governo realiza amanhã mais um leilão de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) para 600 mil toneladas de milho exclusivamente para o estado de Mato Grosso. O estado atravessa um período crítico de comercialização e o produto já é visto em muitas regiões produtoras, como Lucas do Rio Verde, totalmente à céu aberto (leia abaixo).

Segundo Geller, se a ferramenta de negociação com o governo se confirmar, “será um alívio para muitos produtores”. O parlamentar que viajou à Brasília, e da sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) repassou as informações ao ExpressoMT, explicou que está prevista a publicação de mais 4 editais com 1.2 milhão de toneladas cada um, perfazendo um total de 4,8 milhões de toneladas a serem negociadas pelo PEP nas próximas semanas. Somente a agenda destes leilões não foi confirmada.

Geller foi à Brasília tratar da questão do endividamento agrícola na Comissão da Agricultura, na Câmara dos Deputados, onde já atuou como congressista em 2008. Lá ele confirmou também que manteve contatos positivos quanto a liberação de créditos para aquisições do governo federal (AGF) e contratos de opção.

Os recursos, adianta ele, serão destinados aos agricultores que possuem armazéns credenciados ainda com espaços físicos para armazenagem. Para o articulador, o prêmio irá ajudar, mas que se faz necessário que os leilões continuem, para que o estoque acumulado, orçado em milhões de toneladas, seja esvaziado. “Acreditamos que com a realização de todos os leilões prometidos para as próximas semanas, todos os produtores serão atendidos”.

PEP

O PEP é um prêmio concedido ao arrematante que adquire e transporta o produto especificado nos leilões, onde são definidos a origem e o destino da mercadoria, conforme o preço fixado pelo governo. O produto deve ser comprado diretamente do produtor rural ou cooperativa. O interessado precisa estar cadastrado em uma bolsa de mercadorias e garantir o preço mínimo ao produtor.

Falta armazém para estocar milho safrinha em Lucas do Rio Verde

Os produtores de Lucas do Rio Verde, no médio norte matogrossense, já enfrentam dificuldades com a falta de espaço para armazenar o milho, problema que no ano passado só se acentuou a partir de agosto. Ocorre que o principal produtor de milho safrinha do estado já colheu 80%, dos 2 milhões de hectares cultivados, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A colheita, segundo os dados, está 35,5% adiantada em relação a igual período do ano passado, quando 44,5% da área havia sido colhida. Como o plantio e a colheita da soja foram antecipados na safra 2009/2010 em todo o estado, o calendário do milho, cultivado em sucessão, também foi alterado.

Para o presidente do Sindicato Rural, Júlio Cinpak, “a solução seria o governo aumentar o volume ofertado de prêmios para escoamento de milho, a fim de evitar os deságios nos leilões”, diz. “Para a nossa região são ofertadas apenas 120 mil toneladas por leilão. Como o limite é de mil toneladas por produtor, cada leilão atende só 120 produtores.” Cinpak defende a manutenção do limite por produtor, mas com um volume maior.

E4xprssoMT

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes