Uma massa de ar polar que passa pelo Sul do país causou frio intenso na madrugada desta terça-feira (13). E a condição deve continuar nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina há previsão de geada e possibilidade de queda de neve entre esta terça e sexta-feira (16). No Paraná, a previsão também é de frio, principalmente nas madrugadas.
“As massas de ar polar caracterizam o inverno, por serem frias e secas. Quanto mais próxima do extremo sul do continente uma cidade fica, mais fria ela é”, explica o meteorologista Manuel Rangel, do Inmet.
De acordo com o especialista, a condição de frio intenso pode ficar mais amena na quarta-feira (14), mas uma nova massa de ar polar, ainda mais forte, deve passar pelo Sul do país a partir de quinta-feira (15).
Nesta terça, em Canela (RS), a mínima registrada foi de -0,8ºC. Na cidade de Erechim (RS), a temperatura chegou a 1,7ºC.
Em São Joaquim (SC), a temperatura chegou a 0,7ºC nesta madrugada. Em Urubici (SC), segundo o Inmet, o menor registro foi de 2,3ºC.