O vice-presidente José Alencar, há dez anos em luta contra o câncer, foi levado nesta noite de quinta-feira ao hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com baixa taxa de hemoglobina, e deve ficar internado até sexta-feira.
Em comunicado, o hospital diz que Alencar, que participou no Rio da inauguração do navio “Log-In Jacarandá” e devia seguir para Belo Horizonte, passa por exames nesta sexta-feira.
O político, de 78 anos, luta contra um câncer no abdômen desde o final dos anos 1990 e já passou por 15 cirurgias, três delas no ano passado.
Em entrevista dada nesta quinta-feira, José Alencar disse que pode continuar na política depois do término de seu mandato, em 31 de dezembro deste ano. O vice-presidente brincou com jornalistas dizendo que ainda está jovem e que, portanto, pode concorrer em eleições depois de 2010.
“Estou com 78 anos. Quando terminar meu mandato terei 79. Não sou candidato a nada nessa próxima eleição. Mas como hoje 78, 79 e 80 anos se é jovem, pode ser que eu venha ser candidato no futuro”.
Alencar disse que chegou a cogitar concorrer ao Senado nestas eleições, mas desistiu por achar que ainda não está completamente recuperado do câncer. “Dia 7 de abril, perguntei aos médicos. Posso parar de fazer quimioterapia? Eles disseram em uníssono: ‘Não. E também não podemos dar um prazo para isso”.
Alencar disse também que não descarta assumir qualquer ministério, caso venha ser convidado pelo próximo presidente da República.
* com informações da EFE e Agência Brasil