A frota do transporte coletivo de Cuiabá está sendo renovada e até o final do ano será um das cinco mais novas do país. Somente no mês de junho foram adquiridos 20 novos ônibus, que já estão atendendo aos moradores das regiões do Pedra 90 e Parque Cuiabá, fazendo as linhas Parque Cuiabá/Santa Isabel e Itapagé/Santa Amália, beneficiando aproximadamente cem mil habitantes de 27 bairros.
No total, em 2006, serão 100 veículos novos incorporados ao sistema. A meta da prefeitura é que Cuiabá tenha uma frota com idade média de 3,5 anos. No início da administração Wilson Santos, em janeiro de 2005, a idade média era de 7,9 anos, com os novos veículos já em operação está atualmente em 5,19 anos. Os ônibus novos entregues este mês são da empresa Norte Sul, equipados com ar-condicionado, duas portas, letreiros digitais e bancos especialmente marcados para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais.
O modelo foi escolhido pela própria comunidade, durante reunião dos presidentes das associações de bairro com a equipe da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano – SMTU. Até o final do mês junho, a região Sul receberá mais dez novos veículos. O investimento feito pela empresa para os 30 veículos é de R$ 7,2 milhões.
“Este é um patrimônio da empresa, que não pertence ao município. Mas é papel da prefeitura fazer cumprir o contrato de concessão do serviço e exigir para os cuiabanos um transporte moderno, eficiente e de qualidade. Ônibus novos, limpos e seguros. A empresa Norte Sul, mesmo com toda dificuldade que o país e as empresas enfrentam, está investindo no transporte coletivo de Cuiabá”, explica Wilson Santos.
A renovação da frota é mais uma etapa no trabalho de modernização e melhoria da qualidade do transporte coletivo de Cuiabá. Dentro deste projeto, a prefeitura implantou o sistema de bilhetagem eletrônica e desativou o terminal da Praça Bispo Dom José, proporcionando a população um transporte coletivo seguro, eficiente e moderno. No ano passado, foram adquiridos 40 ônibus novos e mais 70 seminovos.
Também foram retirados de circulação mais de 60 ônibus que estavam com idade acima de oito anos. Atualmente, Cuiabá não tem nenhum ônibus com mais de oito anos de uso. O mesmo trabalho de renovação será feito com os microônibus. Diariamente, 240 mil pessoas utilizam o sistema, que é composto por 385 ônibus e 82 microônibus. São aproximadamente seis milhões de viagens por mês.
ASSENTOS ESPECIAIS – Os ônibus novos têm como diferencial a cor dos assentos reservados para os usuários especiais. Os bancos destinados a idosos, portadores de necessidades especiais, gestantes e lactantes são vermelhos, para que a reserva esteja bem demarcada, e estes usuários, que são prioritários, não tenham problemas em conseguir assentos.
São cinco bancos especiais na parte da frente do veículo e quatro na parte de trás (após a catraca). Atualmente, mais de 20 mil idosos e cerca de sete mil portadores de necessidades especiais são usuários do transporte coletivo. Todos com direito a passe livre. Os novos veículos também estão equipados com ar-condicionado e sistema de som.