A Assembleia Legislativa já tem hasteada a Bandeira do Mercosul na entrada principal da Casa. O Poder Legislativo estadual é a primeira instituição mato-grossense a seguir o que determina a lei federal 12.157/09 – “estabelece a obrigatoriedade do hasteamento junto com a Bandeira Nacional, da Bandeira do Mercosul, nos casos em que o hasteamento de nosso pavilhão nacional seja obrigatório”.
De acordo com o coordenador Militar da Assembleia, coronel Roberson Dias Pereira, a Bandeira representa o sentimento de união entre os países que congregam o bloco – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
“A Bandeira representa a interação efetiva entra as nações e o fortalecimento do livre comércio entre os países envolvidos”, declarou o coronel.
De autoria do deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), a nova legislação alterou o art. 13, da Lei nº 5.700/71, que trata dos símbolos nacionais. Segundo o parlamentar, “o projeto do Mercosul passa pela criação de um identidade latino-americana que de muito transcende objetivos meramente econômicos” e o hasteamento de “um símbolo poderoso como o da Bandeira sem dúvida irá ajudar na criação do sentimento de solidariedade regional que ora precisamos cultivar”.
A Bandeira do Mercosul foi hasteada pela primeira vez no Brasil em 9 de julho de 2004, quando nosso país assumiu a presidência do grupo de países pelos 6 meses regulamentares. De um lado é escrita em português Mercosul e do outro em espanhol, Mercosur.
FERNANDA BORGES