Uma grande operação de limpeza teve início nesta segunda-feira (26) após a passagem de um tornado que provocou destruição no sul dos Estados Unidos, matando ao menos 11 pessoas – 10 delas no estado do Mississipi – e deixando um rastro de devastação em outros estados, como Alabama e Louisiana, segundo a rede americana CNN.
As mortes incluem três crianças, entre elas um bebê de apenas três meses. Centenas de casas foram completamente destruídas pelos fortes ventos. O número de feridos ainda é incerto: dezenas, segundo as autoridades.
As severas condições climáticas na região propiciaram o aparecimento dos tornados, que danificaram construções por onde passaram, cortando linhas de comunicação.
O porta-voz do governo do Mississippi, Dan Turner, disse, por sua vez, que a tormenta causou “alguns danos menores”, mas confirmou a destruição de 30 casas só no condado de Warren.
O governador do Mississippi, Haley Barbour, declarou estado de emergência em 17 condados devastados por tempestades e tornados, e pediu à Guarda Nacional que ajude os funcionários locais a responderem à situação.
Também foram enviados à área afetada funcionários da Cruz Vermelha americana.
“Os efeitos destas tempestades deixaram muitos moradores de Mississippi com seus negócios destruídos e sem casa”, disse Barbour em um comunicado.
G1