Com o objetivo de atender as famílias de baixa renda, a Secretaria de Estado, Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) realiza na próxima segunda-feira (26.04), às 10h, no Salão Nobre Clóves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, a entrega de 150 mil cobertores e 35 mil filtros de água. O evento contará com presença da secretária da Setecs, Roseli Barbosa, além de vários secretários e de outras autoridades.
O projeto Cobertor Solidário atenderá aos 141 municípios do Estado e também famílias ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Ao todo serão distribuídos 104.014 cobertores aos municípios, sendo que Cuiabá receberá 12.000 mantas, Rondonópolis 8.334 e Várzea Grande 4.780. As demais cidades receberão conforme o número de habitantes.
“Mesmo com um inverno mais ameno a distribuição de cobertores é importante, pois quando faz frio em Mato Grosso as famílias mais carentes ficam desprotegidas, principalmente os idosos e as crianças. O objetivo é garantir a proteção destas pessoas e evitar que sejam pegas de surpresa quando o frio chegar ao estado”, explicou a secretária Roseli Barbosa.
Este ano o projeto Fonte de Vida, que tem como finalidade à entrega de filtros de água para famílias carentes, atenderá todos os municípios do estado com o dobro da quantidade distribuída em 2009. Serão entregues 35 mil filtros no total, sendo que as cidades de pequeno porte I, como Planalto da Serra, General Carneiro, Santo Afonso, receberão 100 filtros cada uma, as de pequeno porte II receberão 160 cada uma, dentro deste critério estão cidades como Jaciara, Mirassol D’Oeste, Poconé. Os municípios de médio porte, como por exemplo, Barra do Garças, Cáceres, Primavera do Leste, receberão 300 filtros cada uma. E Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop receberão 5.412, 2.000, 2.000 e 1.800 filtros, respectivamente.
Na distribuição dos filtros serão priorizadas aquelas famílias que moram em regiões onde o acesso a água potável é mais difícil e muitas vezes escasso. “Queremos combater as verminoses e as demais doenças que são oriundas do consumo de água não tratada. A distribuição de filtros atende uma necessidade básica das famílias, que é acesso a uma água de qualidade”, destacou Roseli.
BALANÇO
Os projetos “Cobertor Solidário” e “Fonte de Vida” foram criados no ano de 2003 e desde então ajudam famílias carentes e de extrema pobreza em todo Mato Grosso. A Setecs já distribuiu mais de 657 mil cobertores e 22.650 mil filtros de água.