A Secretaria de Estado de Cultura organiza uma programação especial em homenagem ao aniversário de Cuiabá, que completa 291 anos no próximo dia 8 de abril. Entre a programação, o Museu Histórico de Mato Grosso está exibindo uma exposição fotográfica, que traz registro da capital de outrora, denominada Cuiabá Cidade Verde. Toda a sociedade cuiabana e matogrossense está convidada para prestigiar a mostra, que fica aberta para visitação até o final do mês de abril.
De acordo com o historiador e coordenador do Museu, Anibal Alencastro, o tema da mostra foi baseado num dos mais belos poemas do poeta cuiabano, Dom Francisco de Aquino Corrêa. “O poema, intitulado Cidade Verde, é belo. Ele retrata a Cuiabá antiga, na época em que as ruas e os quintais eram repletos de árvores”, conta.
A exposição retrata as antigas vistas de uma Cuiabá antiga, época na qual ainda predominava uma vasta vegetação urbana. Cenário em que os flamboians e as palmeiras imperiais garantiam um colorido especial para a cidade. Anibal relembra que os tradicionais quintais das casas antigas eram recobertos com pomares, mangeiras, goiabeiras, cajueiros e tantas outras árvores.
As fotografias que compõe a mostra fazem parte do acervo do banco de imagens do Museu Histórico. “As fotografias são dos séculos XIX e XX e, talvez por serem antigas, não possui registro de quem as fizeram”, afirma o historiador.
SOBRE O POETA:
Dom Francisco de Aquino Corrêa nasceu em Cuiabá em 2 de abril de 1885. Foi membro das Academias Matogrossense e Brasileira de Letras. Fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Foi governador do Estado em 1919. Faleceu em São Paulo, no dia 22 de março de 1956.
SERVIÇO:
O que: Exposição Cidade Verde
Local: Museu Histórico de Mato Grosso
Data: até 30 de abril
Horário: Segunda à Sexta, entre 08 e 18 h – Entrada gratuita