Nesta segunda-feira(01-03), às 08 horas, no auditório da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, empossa os novos titulares das Pastas de Trabalho e Desenvolvimento Econômico e Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Respectivamente, deixa o cargo o pastor Osmário Daltro e assume Elismar Bezerra Arruda, enquanto Jader José Martins Moraes substitui a ex-deputada federal Celcita Pinheiro no comando da área social da Municipalidade.
Natural de Luciara-MT, Elismar Bezerra é professor das redes municipal (Cuiabá) e estadual, formado pela UFMT. Sempre teve destacada participação no Movimento Estudantil, sendo eleito para representar os estudantes em todas as instâncias da Universidade. Chegou à presidência do Centro Acadêmico de Pedagogia e direção do Diretório Central dos Estudantes – DCE.
Na área sindical, Elismar também teve atuação de destaque ao participar do processo de elaboração da Constituição Estadual de Mato Grosso, documento que insere duas grandes conquistas da categoria à qual é vinculado. Foi também presidente do Sintep-MT e participou dos congressos e demais atividades realizadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação – CNTE.
O pedagogo e novo secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Cuiabá, a partir desta segunda-feira, presidiu a Central Única dos Trabalhadores – CUT. Foi secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso e adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado. Também assumiu a Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano na presente gestão, em 2008. É um dos nomes de peso no Partido Popular Socialista (desde 1998 é dirigente do PPS, tendo-o presidido entre os anos de 1988 e 2000).
Bezerra alterna suas atividades de professor com as de assessor parlamentar, o que lhe permite continuar um trabalho multidisciplinar. É na educação que diz se inspirar para galgar mais passos profissionais e com determinado rumo idealista. “Movimentos sociais e educação significam a reafirmação desse caminhar. De fato, a militância na Educação, as lutas memoráveis na defesa e conqistas da Escola Pública mato-grossense, empreendidas ao longo das últimas quase três décadas, exigem, inclusive, para que essa labuta que desenvolvo seja mais eficiente e eficaz”.
Por sua vez, o novo titular de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Jader José Martins Moraes, igualmente formado pela UFMT, no curso de Ciências Contábeis, é natural de Cuiabá. Ele é bacharel em Direito pela UNIC – Universidade de Cuiabá, com pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (UCAM – Universidade Cândido Mendes) e em Gestão Pública Judiciária (CEFET – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia).
Jader José Martins Moraes teve atuações simultâneas na Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Seminário Nacional de Direitos Humanos – Fórum Nacional dos Direitos Humanos-DF e Orçamento Público. Foi professor da Escola da Fundação do Ministério Público, e desenvolveu uma série de atividades técnicas no Tribunal Regional do Trabalho – 23a. Região, órgão em que foi aprovado em concurso público.