A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) realiza na próxima segunda-feira (22) um seminário, dirigido às lideranças do setor empresarial rural e aos profissionais técnicos, sobre as alterações no procedimento de regularização do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). O presidente do Incra Rolf Hachbart participará do encontro.
O evento que acontecerá no auditório da entidade, conta com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) e da superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Mato Grosso (Incra/MT).
Estão previstas palestras e debates, além da elaboração de propostas de ação conjunta para solucionar os inúmeros processos que estão parados no Incra à espera de análise. “O foco principal deste debate é a desburocratização do método hoje vigente para o cadastro e facilitar que os produtores acessem os financiamentos disponibilizados pelo Banco do Brasil”, disse o presidente da Famato, Rui Prado, salientando que o BB está com R$ 1 bilhão para ser liberado para a safra agrícola no Estado.
Uma das alternativas já sinalizadas pelo setor produtivo é a isenção do georreferenciamento certificado sendo preciso apenas as coordenadas da propriedade para a conclusão do processo. Atualmente o Incra requisita a atualização dos dados e o georreferenciamento da propriedade acima de 500 hectares.
Desde a última semana quando o presidente da Famato, Rui Prado entre outras lideranças do estado estiveram em Brasília reunidos com o presidente do Órgão, uma equipe do Incra em Mato Grosso está agilizando os processos pendentes. A Famato por meio de seu departamento técnico (Detéc) está acompanhando todo o trabalho.
Ascom
Elisete Mengatti/Cleber Gellio