Após exame de ressonância magnética, realizado nesta segunda-feira, foi confirmado um estiramento no músculo adutor da coxa direita de Dagoberto. Com isso, o atacante para por três semanas e está fora da estreia do São Paulo na Copa Libertadores.
O camisa 25 já começou o trabalho para recuperação no Reffis. O departamento médico do São Paulo pretende deixar Dagoberto à disposição do técnico Ricardo Gomes o quanto antes.
O temor de Gomes sobre a possibilidade de perder Dagoberto para a Libertadores se confirmou. O jogador foi substituído quase na metade do segundo tempo do clássico com o Santos, válido pelo Campeonato Paulista. O São Paulo irá fazer a sua estreia na Libertadores às 21h50 desta quarta-feira, contra o Monterrey, no Morumbi.
Com Dagoberto vetado para o confronto com os mexicanos, Ricardo Gomes pode utilizar Marcelinho Paraíba no ataque e colocar Cléber Santana no meio-campo. Outra possibilidade é escalar Roger ao lado de Washington, uma vez que foi dele o gol do São Paulo na derrota para o Santos por 2 a 1.
Além do desfalque do atacante, o São Paulo terá que lidar com mais uma dificuldade – só que fora de campo. Fazendo a sua sétima participação consecutiva na Copa Libertadores, a equipe nunca iniciou, nas seis edições anteriores, a competição continental vindo de revés no jogo anterior, sempre pelo Paulistão. Entre 2004 e 2009, os são-paulinos não sofreram nenhuma derrota – somaram quatro vitórias e dois empates – antes do primeiro compromisso pelo torneio sul-americano.
Neste século, a trajetória vitoriosa do São Paulo pré-Libertadores começou em 2004, quando voltou a disputar a competição após dez anos. Naquela ocasião, o time que era dirigido por Cuca ganhou do América-SP por 2 a 0 pelo Estadual antes de encarar o Alianza Lima. Depois disso foram mais três triunfos – dois diante do Corinthians (2005 e 2007) e um contra a Ponte Preta (2006).
A sorte começou a mudar nas últimas duas temporadas, quando o time tricolor só empatou nos duelos pelo Estadual – 2×2 com o Noroeste (2008) e 1×1 com o Corinthians (2009).
UOLESP