O prefeito Wilson Santos já autorizou a homologação de licitação para o início das obras de construção de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e de revitalização da Praça Rachid Jaudy, centro da Capital, nos cruzamentos das avenidas Barão de Melgaço, Comandante Costa e Isaac Póvoas. O CAT será uma referência turística de Cuiabá e a Praça Rachid Jaudy um verdadeiro cartão postal.
O projeto, elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano da Capital (IPDU), é da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo. O prefeito fará o lançamento das obras durante a Semana do Turismo, que acontece no período de 20 a 30 de setembro em Cuiabá, com várias atividades.
A expectativa, conforme o secretário João Vieira (Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo), é concluir as obras em dezembro, para o período natalino. Conforme João Vieira, é determinação do prefeito Wilson Santos que Cuiabá tenha uma política específica neste setor, “algo como nunca ocorreu anteriormente na administração pública do município”.
Segundo João Vieira, Cuiabá tem se consolidado como destino turístico nos últimos anos, principalmente no que se refere ao segmento do turismo de eventos e negócios. “Cuiabá também é o portal de entrada do Estado para turistas que se destinam ao Pantanal e Chapada dos Guimarães”, completou.
A política da atual administração, afirmou o secretário, está contemplando o setor turístico. “A Prefeitura está com vários projetos nesta área. Um deles é o de revitalização de praças, como ocorreu, por exemplo, com a Praça Bispo Dom José”.
Na Rachid Jaudy, o projeto de revitalização terá como destaque a Viola de Cocho – um instrumento primitivo da cultura cuiabana, quiçá do Brasil -, e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), uma referência da história, cultura e pontos atrativos da Capital.