“Chegar à universidade ficou mais fácil desde a implantação do Bolsa Universitária pela Prefeitura de Cuiabá, com o apoio importante de vários parceiros institucionais”, afirmou o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, no ato da apresentação da segunda fase (2010) do programa Bolsa Universitária.
Estiveram presentes à solenidade, além da imprensa, representantes das faculdades Unic, Afirmativo, Fauc, Faum, Unipan, UniRondon, Anhaguera, juntamente com o presidente do sindicato das instituições de ensino privadas, Gérson Menegathi.
Para o prefeito Wilson Santos, o Bolsa Universitária é mais um ponto positivo da sua administração, um compromisso por ele assumido, a exemplo do CuiabáVest e outras iniciativas na área educacional. “Orgulha-nos saber que esses programas têm sido copiados em outros municípios de Mato Grosso e Brasil afora. É de importância fundamental para que o estudante carente consiga chegar à universidade e dali sair com um diploma de curso superior, sem nenhum custo durante todo o processo de formação. A contrapartida do bolsista, segundo estipula a regra se dará por meio de 400 horas de jornada voluntária em órgãos da Prefeitura de Cuiabá, Pronto Socorro, Sanecap e outros, após a conclusão do curso”.
Provas no domingo à tarde
As provas da etapa 2010 serão ministradas neste domingo (10-01), das 14 às 18 horas, na Unic Beira Rio e UniRondon. Recomenda-se que os candidatos cheguem ao local do concurso com pelo menos uma hora de antecedência, munidos da documentação exigida. O resultado (são 302 vagas para 32 cursos) será divulgado no próximo dia 22, e as matrículas nas instituições já acontecem entre os dias 27 e 28 do mês corrente.
A opção pela aplicação das provas do Bolsa Universitária no período vespertino se deve à Corrida de Reis, que acontece em Cuiabá pela manhã, inclusive com a participação do prefeito Wilson Santos. “O percurso passa em frente aos locais de prova. Este ano eu chego na frente dos kenianos; isto é, se o corpo aguentar”, profetizou otimista, desejando aos vestibulandos muito sucesso nas provas e um 2010 repleto de vitórias em todos os níveis.
Santos salienta que o Bolsa Universitária registra clara tendência de crescimento. O aumento proporcional de inscritos por vagas de 2009 para 2010 foi da ordem de 60%. “Agora, com essas 302 bolsas ofertadas pela Prefeitura, registramos 7.502 inscritos, enquanto que, em 2009, com 502 vagas, 8.300 estudantes se inscreveram. Com este novo lote chegamos a 804 bolsas”.
Ao todo, oito instituições fecharam parceria com a Prefeitura para a realização do Bolsa Universitária, apoio que Wilson Santos considera “importantíssimo para o êxito desse programa educacional”. Dos 35 cursos disponíveis, os mais procurados foram: Engenharia Civil (UNIC – 181 vagas); Ciências Contábeis, noturno (UNIC – 151); Medicina, diurno (UNIC – 147); Enfermagem, noturno (110); Educação Física, noturno (87 vagas); Psicologia, noturno (79); Ciências Biológicas, noturno (UNIC – 68 va gas); Odontologia (UNIC – 56 vagas); Agronomia, diurno (UNIC – 40 vagas); Medicina Veterinária, diurno (UNIC – 40 vagas).