Em atendimento as propostas do Pacto pelo rio Cuiabá, que busca a preservação do Rio Cuiabá e seus tributários, ocorrerá hoje dia 16/12 vistoria conjunta entre Secretaria de Saúde de Cuiabá e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES) no Córrego do Cajú, que corta a Grande Morada da Serra. Ação atende denuncia de mau cheiro em suas águas, o que pode indicar o lançamento in natura de esgoto e de outros resíduos por moradores ou comerciantes. Por isso o córrego será percorrido em toda a sua extensão a partir das proximidades da Regional Norte até a Lagoa Encantada.
De acordo com Vagner Barros, gerente da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde de Cuiabá, lembra que as legislações municipal, estadual e federal colocam a importância da preservação dos mananciais em respeito ao meio ambiente e como meio de qualidade de vida da população pois ambiente limpo é saúde.
O biólogo explica que Cuiabá é “cortada” por 24 córregos onde muitos recebem lixo e esgoto que acabam sendo levado para os Rios Coxipó e Cuiabá e destes para o Pantanal. O Rio Cuiabá abastece em torno de 1.000.000 de pessoas. Suas águas são utilizadas na agricultura e indústrias. Por isso é de suma importância preservar os nossos córregos e rios, pois dependemos deles para a nossa sobrevivência como fonte de turismo, renda e de abastecimento.
Saída: 8h30 – Regional Norte , Rua Pará, próximo ao Terminal do CPA I