sábado, 05/10/2024
InícioBrasilNão há obra do PAC parada por questões judiciais, diz Advocacia Geral...

Não há obra do PAC parada por questões judiciais, diz Advocacia Geral da União

Sem alarde, uma tropa de choque da Advocacia-Geral da União (AGU) trabalha para garantir que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), carro-chefe do desenvolvimentismo do governo Lula, não fiquem paralisadas por brigas judiciais.

Relatório da AGU obtido pelo iG revela que o Grupo de Acompanhamento do PAC (Gepac), criado em 2007, atuou, até outubro, em 6.948 ações que envolvem obras do programa. De acordo com o órgão, hoje não há nenhuma obra do PAC parada na Justiça.

Só este ano, o número de processos em torno das obras de infraestrutura saltou de 11, em fevereiro, para 5.933, em outubro. Segundo a AGU, o aumento foi alavancado por ações de desapropriação, com intuito de garantir a execução de obras de natureza logística, energética, social e urbana, como estradas e usinas, entre outros empreendimentos.

Recém-indicado por Lula, o novo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, posicionou-se pela redução dos mecanismos de fiscalização das obras. Para ele, o custo do controle não pode ser superior ao risco da obra.

Os dados apresentados no relatório revelam um pulo enorme em relação a anos anteriores: em 2007, foram impetradas 418 ações e, em 2008, 516. Das 6.948 ações ajuizadas pelo Gepac e contra as obras, mais da metade se referem a empreendimentos no Nordeste, onde o número de ações passou de 55 em fevereiro para 3.805 em outubro.

Apenas no Ceará foram impetradas 3.150 ações. No “ranking”, o Sudeste aparece na segunda posição, com 1.279 ações, sendo 750 delas em São Paulo. Algumas obras concentram centenas de ações. É o caso da Rodovia BR-101, no Rio Grande do Sul, que acumulou 580 ações, e do Aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo, com 582.

U.Seg

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

20 + seis =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes