Nada menos do que 4.633 três alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Ensino de Cuiabá farão amanhã (09-12) a segunda etapa da Provinha Brasil de 2009.
Os dados da primeira fase da avaliação, realizada em março deste ano, serão comparados com os resultados obtidos no exame de amanhã, e a conclusão servirá de base para o planejamento e execução de ações para a melhoria da qualidade do ensino implementado pelo município.
A Provinha Brasil é uma das ações do Ministério da Educação, realizada através do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), e tem por objetivo oferecer um instrumento para que as escolas públicas possam acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização.
Em Cuiabá foi instituída uma comissão central com a participação de assessores da Secretaria Municipal de Educação – SME, diretores e coordenadores escolares e o Sintep, que organizou, em cada Unidade Escolar onde será a aplicada a avaliação, um grupo com representação dos diversos segmentos da escola. A esta comissão couba também a tarefa de deliberar quem aplicaria a prova.
A correção das avaliações será realizada pela comissão central de avaliação da rede municipal de ensino, liderada pela diretora de políticas Educacionais da SME, Julieta Ribeiro Domingues.
A previsão é que os resultados da Provinha Brasil sejam divulgados até o final de dezembro.