Um grupo de piratas atacou um petroleiro alemão que navegava em frente ao litoral do Benin e matou um tripulante ucraniano, informaram nesta quarta-feira rádios regionais captadas em Dacar e uma emissora alemã.
Segundo as fontes em Dacar, a abordagem ao petroleiro “Cancale Star”, de 230 metros de comprimento, aconteceu na terça-feira passada, a 18 milhas náuticas do litoral do Benin.
Os piratas fugiram após o ataque com a caixa-forte da embarcação, disseram fontes portuárias de Cotonou, a maior cidade e principal porto do Benin.
O navio, com 24 tripulantes filipinos, ucranianos, russos e lituanos, procedia da região meridional nigeriana do Delta de Níger.
Um dos sete piratas que atacaram o navio foi detido e está sob custódia da polícia do Benin, que abriu uma investigação para esclarecer o caso e buscar os outros participantes do ataque.
Na Alemanha, a proprietária do petroleiro confirmou à rede “NDR” que, além de matar o tripulante ucraniano, os piratas feriram outros quatro marinheiros.
Os atos de pirataria são frequentes na região petrolífera do sul da Nigéria e nas águas de países limítrofes, que sofrem com a violência há anos.
U.Seg