sexta-feira, 22/11/2024
InícioBrasilCúpula do DEM se reúne para unificar discurso de apoio ao PSDB...

Cúpula do DEM se reúne para unificar discurso de apoio ao PSDB em 2010

Na tentativa de unificar o discurso do partido às vésperas das eleições de 2010, o DEM reuniu a cúpula da legenda nesta quarta-feira para reafirmar o compromisso de apoio ao PSDB na disputa presidencial.

Com divergências internas provocadas pela indecisão dos tucanos em definir o nome do candidato que vai disputar o Palácio do Planalto, os democratas prometeram no encontro adotar um discurso único de apoio ao PSDB –evitando as críticas públicas aos tucanos.

“A posição de partido é de apoio ao candidato do PSDB, seja quem for. A escolha cabe ao PSDB, não a nós. Acima de quaisquer frases, está o compromisso do partido em caminhar junto com o PSDB em 2010”, disse o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).

A Folha Online apurou que o almoço que reuniu a cúpula do DEM teve como objetivo mostrar à opinião pública que o partido, apesar das divergências internas, está unido em torno do PSDB. O governador José Roberto Arruda (DEM-DF), anfitrião do encontro, foi o único a discursar pregando a unidade da legenda.

O presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), que fez críticas públicas ao governador de São Paulo, José Serra (PSDB), manteve-se em silêncio durante a explanação de Arruda. Ao lado do pai, o ex-prefeito do Rio César Maia, o presidente do partido vem criticando a possibilidade do PSDB escolher Serra como candidato em 2010.

Parte do DEM é favorável à escolha do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), para disputar o Palácio do Planalto, enquanto outra parte do partido defende o apoio a Serra, como o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM).

“A divergência que existe em alguns momentos, aparente, é que alguns têm preferência por um candidato do PSDB, outros por outros. Eu tenho preferência pelo candidato Serra. Entendo e respeito. No próprio PSDB há quem tenha preferência pelo Serra, outros pelo Aécio. Não vejo divisão”, disse Kassab.

Segundo o prefeito, o DEM caminhará unido ao PSDB independentemente do nome escolhido para disputar a presidência. “O problema é interno do PSDB, temos que respeitar. Nossa decisão é caminhar com o PSDB, que tem o tempo deles. A nossa decisão está tomada. Agora é aguardar o PSDB. No próprio PSDB tem pessoas que acham que se deve adequar a uma posição, outro a outras”, afirmou Kassab.

Para o deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), é natural que o partido tenha opiniões divergentes sobre a escolha entre Serra e Aécio em 2010. “Opiniões, todo mundo tem as suas. É uma coisa que é natural. Qual o partido que não tem internamente as suas opiniões? Todos os partidos têm.”

Críticas

Nas últimas semanas, líderes do DEM têm se desentendido em público a respeito da estratégia a ser adotada na disputa pelo Palácio do Planalto. Reportagem publicada hoje pela Folha afirma que, de um lado, estão o presidente nacional do DEM e seu pai –que atacam o PSDB pela estratégia de aguardar até março ou abril para definir quem será o candidato a presidente. A maioria dos deputados democratas apoia as críticas. Essa ala enxerga no governador de Minas a melhor opção como postulante ao Planalto.

Do outro lado está o grupo comandado por Kassab, e pelo ex-presidente da sigla Jorge Bornhausen. Eles apoiam o governador Serra e não enxergam problemas na tática de postergar a decisão.

F.Online

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes