Executar conjuntamente ações que visam a recuperação de Áreas de Preservação Permanente Degradadas (APPD´s) nos rios Cuiabá e Paraguai.
Esse é o objeto maior do termo de Cooperação Técnica que será celebrado nesta quarta feira dia 12 de novembro, a partir das 14h no auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso entre o Instituto Ação Verde, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública e o Ministério Público Estadual, Instituto de Terras de Mato Grosso – INTERMAT, além dos parceiros já antigos da instituição, a Secretaria de Estado de Meio ambiente – SEMA, a Secretaria de Desenvolvimento Rural – SEDER e a Empresa de Assistência e Extensão Rural – EMPAER.
O Projeto Verde Rio busca recuperar as margens dos maiores rios do Estado e para isso, já cadastrou mais de 2 mil propriedades no Rio Cuiabá, com áreas degradadas necessitando de intervenção. Com essas novas parcerias, o projeto contará com ações estratégicas tanto preventivas como repressivas, voltadas a recuperação e ao combate a degradação.
Na oportunidade, também será apresentado um Sistema de Monitoramento das Áreas de Preservação Permanentes Degradadas, que está sendo desenvolvido pelo Instituto Ação Verde, com o objetivo de controlar e monitorar as áreas degradadas, após o reflorestamento.