A Prefeitura de Cuiabá lançou nesta quinta-feira (29-10) a Ação de Intensificação de Combate à Dengue em parceria com o Governo de Mato Grosso. Esta mobilização pretende fazer um grande mutirão de limpeza em todo o município retirando o chamado “lixo da dengue” de bolsões de lixo e de terrenos baldios e abandonados. O lançamento será na Praça do CAIC do bairro Pedra 90 às 8h30. Participam do lançamento o prefeito municipal de Cuiabá, Wilson Santos, secretário de saúde de Cuiabá, Luiz Soares, representantes do Governo do Estado, da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura e diversas lideranças comunitárias.
O diretor de Vigilância à Saúde e Ambiente da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), Wagner Simplício ressalta que esta é uma demonstração de ação conjunta dos poderes públicos e que a participação da população é muito importante. “O morador deve contribuir limpando e retirando de seu quintal o lixo e vasilhames que possam acumular água da chuva”, alerta.
Ele lembra que Cuiabá passou por uma epidemia de dengue em 2009, ultrapassando 10 mil casos registrados, sendo 300 graves e 8 que resultaram em óbito. Por isso, a limpeza acontecerá primeiramente nas regiões que apresentam os piores índices de infestação predial. “O lançamento no Pedra 90 é simbólico pois ali tivemos as maiores ocorrências de dengue clássica, números significativos de dengue grave e um dos piores índices de infestação larvária do município de Cuiabá”, ressalta o diretor. Somente no local, foram registrados 1009 casos da doença desde o início deste ano.
De acordo com a coordenadora do programa de Controle à Dengue de Cuiabá, Alessandra Carvalho, a mudança de hábito ainda é uma das principais dificuldades no enfrentamento da dengue. “Durante todo o ano os bairros apresentam índice de risco de surto e a maioria das larvas são encontradas nas casas onde há moradores, sendo muitas vezes nas caixas d”água”, explica.
Diante disso, Simplício destaca a importância do envolvimento da população.”Vamos formar um grande time de campeões e derrotar de vez o mosquito da dengue”, convida.
Parceria – No dia 20 de outubro o vice governador Silval Barbosa anunciou uma parceria com as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande disponibilizando um total de sete patrulhas compostas por três caminhões e uma pá-carregadeira cada para os municípios. Três delas serão destinadas a Cuiabá, sendo que a operacionalização dos serviços está sob a responsabilidade Secretaria Municipal de Infra-Estrutura.
O enfrentamento conjunto da dengue no período de 2009/2010 foi proposto pela Secretaria de Saúde de Cuiabá ao Governo do Estado com o envolvimento da Prefeitura de Várzea Grande.
Focos – O índice larvário é aferido semanalmente no município de Cuiabá pelos agentes de saúde ambiental. Quando o percentual encontrado é de 0 a 1, é satisfatório; entre 1,1 e 3,9, o estado merece alerta e acima disso é considerado risco de surto na localidade.
Na última semana, o Pedra 90 registrou índice de 11,3%. A SMS conta com 65 agentes atuando somente no distrito sul, onde está localizado o bairro. Nesta região, também apresentam altos índices os bairros Cohab São Gonçalo, Parque Nova Esperança, Chácara dos Pinheiros e Parque Atalaia.
Confira quais são os bairros com maior índice de larvas nas demais regiões:
Região Norte – Três Barras, CPA II, 1º de março, João Bosco Pinheiro e CPA III;
Região Leste – Dom Aquino, São Matheus, Shangri-lá, Sol Nascente, Canjica e Itamarati;
Região Oeste – Novo Terceiro, Porto, Altos da Boa Vista, Santa Isabel e Goiabeiras.