Recuperar o meio ambiente e com isso incrementar a economia de Santo Antônio do Leverger. Esta é a intenção do deputado Sérgio Ricardo (PR), 1° secretário da Assembleia Legislativa, ao apoiar a execução do projeto “Draga Verde” que visa revitalizar as praias banhadas pelo rio Cuiabá no município.
Neste domingo, o deputado visitou duas das principais praias da cidade: a do Bar e a Vereda. A mais castigada com a degradação ambiental é a praia do Bar, a principal do município, que nos anos 70 e 80, recebia nos festivais cerca de 10 mil turistas. “Era outra realidade. Em 1984 estive aqui pela primeira vez na condição de repórter para cobrir a abertura do festival de praia. Era uma festa que movimentava toda a economia da cidade”, atestou Sérgio Ricardo.
Hoje a praia do Bar não desperta mais o interesse dos turistas como antigamente. “Com o passar do tempo a exploração irresponsável das dragas acabaram mudando o meio ambiente. Agora esta praia é um amontoado de pedras. Ninguém consegue andar aqui descalço”, observou ‘in loco’ o deputado.
Para revitalizar o local, o deputado assegurou que irá investir parte de sua emenda parlamentar para colocar em prática um projeto que busca a recuperação da praia com o retorno da areia. “Esse trabalho é extremamente válido”, afirmou Manoel Divino de Araújo, presidente da ONG Sabiá.
Com estacas colocadas no leito do rio, o projeto, uma espécie de draga ecológica, vai separar a areia e devolvê-la a praia recuperando, assim, boa parte de seu aspecto natural. “Sempre procuramos um parceiro para executar este projeto, mas não conseguimos. Só temos que agradecer o apoio do deputado Sérgio Ricardo”, disse o prefeito interino de Santo Antônio do Leverger, Harrison Benedito Ribeiro (PSDB).
O ex-vereador e comerciante da cidade, Samuel Leite Moreira, agradeceu a iniciativa do deputado. “Vamos recuperar o nosso potencial turístico. Várias famílias necessitam das praias para viver”. O pescador Benedito Pedroso, o Doca, de 85 anos, não conteve o entusiasmo ao falar com o deputado. “Esse projeto não é caro e é eficiente, mas nunca tivemos apoio”.
O deputado Sérgio Ricardo também esteve na praia Vereda que ainda não foi tão afetada pelo assoreamento. “Temos que manter a preservação deste patrimônio natural que é o rio Cuiabá, o rio da Copa do Mundo de 2014”, ressaltou o parlamentar que vai até o final deste mês promover a soltura de peixes na praia Vereda.