Foi em clima de festa, com apresentação cultural e homenagens, que os moradores do Jardim Imperial, bairro vizinho da Avenida Professora Edna Affi (das Torres), receberam uma nova praça. Inaugurada pelo prefeito Wilson Santos, a Praça Vanir Ananias Pinto dispõe de campo soçaite, estação do corpo (espaço para prática de atividades físicas), playground, além de bancos e lixeira e de um projeto de jardinagem e arborização.
Em reconhecimento à importância dessa obra e de dezenas de outras executadas em Cuiabá, o presidente da Associação dos Moradores do Imperial, Júlio Cesar da Silva Bueno, homenageou o prefeito Wilson Santos, o vice Chico Galindo, a presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano(IPDU), arquiteta e urbanista Adriana Bussiki Santos, o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Gerson Barbosa, o secretário de Infra-Estrutura, Josué de Sousa Júnior, além de outros secretários. Bueno e os diretores da associação entregaram uma placa personalizada de agradecimento às autoridades.
O prefeito destacou que sabe do significado da praça para essa comunidade e vizinhança. Ele lembrou que outros investimentos, como a construção da Avenida das Torres, estão melhorando as condições de moradia na região, facilitando o acesso à área central da cidade e valorizando os imóveis da região. Adriana Bussiki observou que antes de elaborar o projeto da praça ouviu reivindicações da comunidade. No início deste ano, ela e técnicos do IPDU visitaram o bairro para conhecer a realidade e ouvir os moradores.
Construída entre as alamedas 400, 500, 600 e 700, o logradouro já se tornou o principal ponto de lazer das crianças e adolescentes e de bate-papo de mães e avós. Vizinha do que antes era um matagal, a jornalista Clênia Goreth da Silva Sousa disse que suas filhas Yasmin, 7, e Iara, 2, já são freqüentadoras assíduas. “Só faltam levar um colchão para dormir lá”, brinca. As filhas dela brincam no local acompanhadas da avó, dona Nair Rosa da Silva, com quem passam o dia enquanto a mãe está no trabalho. Moradora antiga do bairro, dona Nair também esperava há décadas pela construção de um espaço de lazer no local.
Os recursos aplicados, pouco mais de R$ 320 mil, foram resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado na Promotoria do Meio Ambiente Urbano, órgão do Ministério Público Estadual, pela construtora Ginco e a Prefeitura de Cuiabá, por meio do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano(IPDU). O projeto foi executado sob acompanhamento e fiscalização de engenheiros e do secretário municipal de Infra-Estrutura, Josué de Sousa Júnior, e da presidente do IPDU, Adriana Bussiki Santos.