Um terremoto de magnitude 8 graus da escala Richter atingiu a Samoa Americana nesta terça-feira, de acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos. Segundo informações da agência Reuters, foram registradas vítimas, mas ainda não há informações sobre o número.
Ao anunciar o fenômeno, Centro Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto teve magnitude de 7,9 graus, mas logo corrigiu a informação para 8. O epicentro foi registrado 180 km a noroeste de Hihifo, em Tonga, e 200 km ao sudoeste de Ápia, em Samoa, segundo informações da agência EFE.
Depois que ser detectado um terremoto, um tsunami de ondas de quase dez metros foi registrado nas ilhas Samoa. O Instituto Geológico dos EUA tinha emitido um alerta de tsunami para o Pacífico, dirigido, em particular, a Nova Zelândia, ilhas Fiji, Polinésia francesa e Tonga.
“Baseados em todos os dados disponíveis, o terremoto pode ter gerado um tsunami que poderia ser destrutivo nas áreas litorâneas, mesmo afastadas do epicentro. Foi aberta uma investigação para determinar se existe uma ameaça de tsunami contra o Havaí”, afirmou o Centro de Alerta de Tsunami para o Pacífico.
Os terremotos pouco profundos tendem a causar mais danos que outros com epicentro a muitos quilômetros sob a terra. O fenômeno de hoje foi registrado a 50 km de profundidade – distância relativamente baixa -, por volta das 14h48 de Brasília. Em 2004, um terremoto no Oceano Índico gerou um tsunami que matou dezenas de milhares de pessoas na Ásia.
Com agências internacionais
Redação Terra