quinta-feira, 21/11/2024
InícioCidadeProjeto "Adote uma nascente" é aprovado pela Assembléia

Projeto “Adote uma nascente” é aprovado pela Assembléia

Em Mato Grosso estão localizadas as nascentes das duas maiores bacias hidrográficas do continente: a amazônica e a platina. Essas duas são responsáveis por 14% das reservas mundiais de água doce do mundo. Aqui nascem os maiores rios do Brasil. Entre eles o Paraguai, Araguaia, Tapajós, Xingu, Guaporé.

Tamanha importância dos recursos hídricos para a humanidade levou o deputado José Riva (PP) apresentar projeto de lei que garantirá a recuperação de nascentes em áreas degradas, e a preservação daquelas que não foi atingida pela ação do homem.

Aprovado pela Assembléia, o “Adote uma Nascente” aguarda apenas sansão do governador Blairo Maggi (PPS).

Com a lei sancionada, as nascentes serão delimitadas, sinalizadas, e as que necessitarem se cuidados serão recuperadas, com manutenções envolvendo construção de aceiros, precedendo o período de seca, em áreas com riscos de incêndios. As ações vão desde a prevenção contra erosões em áreas com o solo suscetível a esse evento; limpeza periódica para retirada de resíduos sólidos; desde vigilância para prevenir ações de degradação ambiental.

“Evitar que os fartos rios do Estado se tornem filetes de água, como vêm ocorrendo nos rios do Amazonas”, enfatiza Riva e emenda: “Mato Grosso inclui-se entre os estados brasileiros com maiores potenciais de biodiversidade e abriga em seu extenso território, três riquíssimos ecossistemas: a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal. Se ações de preservação nessas áreas não forem feitas, toda a nossa riqueza ficará somente na memória ou nas fotos. Nosso dever é agir agora e fazer com que Mato Grosso continue sendo o “Estado das Águas””, finaliza Riva.

Assessoria

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes